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© foto de Wisconsin Department of Natural Resources, licença: Atribuição
Um novo relatório da Netherlands Organisation for Applied Scientific Research, da AEA Ricardo e da IHS Global Insight, encomendado pela Comissão Europeia, indica que as marcas encontraram brechas nos testes de CO2 para fazer com que os seus modelos pareçam ser mais ecológicos do que realmente são. O estudo comparou emissões médias de CO2 entre 2002 e 2010 e analisou as causas dessas quedas.
O estudo descobriu que as emissões médias em 2000 foram de 167.2g/km de CO2 e de 140.4g/km de CO2 em 2010, o que representou uma redução média de 26.8g/km de CO2. No entanto, também foi descoberto que 9.1g/km de CO2 desta redução pode ser atribuída a alterações nos testes.
"Isto significa que os veículos não dão aos utilizadores finais as reduções de custos de combustível prometidas, levando o consumidor à desinformação", refere o relatório.
A Comissão Europeia tenciona rever a lei de testes em 2016 antes das emissões médias de CO2 terem de ser reduzidas para 95g/km de CO2 na Europa até 2020. No entanto, algumas das brechas provavelmente permanecerão.
A solução proposta é a de fazer os testes depois dos carros serem lançados. Isso significaria que os carros já estariam em produção quando testados, o que não daria às marcas a oportunidade de mudar os carros depois de serem testados. Esta é a forma como o teste de emissões é feito nos Estados Unidos. A associação da indústria alemã de automóveis, VDA, diz que está aberta à mudança.
Descobre agora quais as versões a diesel mais económicas à venda em Portugal
A abrir o nosso top das viaturas mais económicas à venda em Portugal está o Renault Mégane. Graças ao motor a diesel 1.5 dCi FAP ECO2 este Mégane é capaz de atingir um consumo de combustível de apenas 3.5l/100km, sem dúvida uma das razões para estar continuamente na lista dos mais vendidos em Portugal.
As versões BlueMotion da VW oferecem a vantagem de serem focadas na economia de combustível. O Polo 1.2l TDI BlueMotion com os seus 3.4 litros aos 100km é a versão mais eficiente da gama VW neste momento à venda em Portugal.
A versão 1.2 TDi CR Reference E-Ecomotive é a mais económica da gama Seat com um consumo combinado de 3.4l por cada 100km. Para aqueles que estão interessados neste motor mas preferem uma viatura maior para acomodar confortavelmente toda a família, também poderão optar pela versão carrinha que apresenta o mesmo consumo.
O C3 também conseguiu assegurar um lugar na lista dos carros mais económicos à venda em Portugal graças ao consumo médio de 3.4l/100km proveniente da tecnologia micro-híbrida do motor 1.3 e-HDi.
O Opel Corsa chegou a Portugal há 30 anos e rapidamente integrou a lista dos modelos mais vendidos no país, tendo vendido mais de 500 mil unidades ao longo das três décadas. E o motor 1.3 EcoFlex com sistema start/stop é o motor mais ecológico já lançado pela marca com um consumo combinado de 3.4l/100km.
Tal como em 2012, o Peugeot 208 estabelece-se como um dos carros mais económicos à venda em Portugal devido à tecnologia micro-híbrida do 1.4 e-HDI. Esta versão equipada com o sistema start/stop apresenta um consumo de 3.4l aos 100km. Esta é possivelmente uma das razões pela qual o modelo é já um dos mais vendidos no país.
O smart fortwo conquistou os portugueses por ser económico e de fácil condução nos meios urbanos. E o modelo continua efetivamente a figurar nas posições cimeiras dos carros mais económicos em Portugal. A versão cdi Pure consome apenas 3.3l/100km constituindo uma opção para quem percorre muito quilómetros diariamente.
Em 2012 a Renault apresentou a quarta geração do Clio, outro favorito do mercado nacional comprovado pelas 400.000 unidades vendidas. Com a nova geração vieram novos motores, entre eles o Energy dCi de 90cv que permite ao Clio obter consumos recorde de 3.2 litros por cada 100 quilómetros percorridos e emissões de CO2 de apenas 83g/km.
Outra marca a assegurar um lugar no pódio da lista dos carros mais económicos à venda em Portugal foi a Hyundai. A marca coreana apresentou no Salão de Genebra de 2012 o i20 com o novo motor 1.1 a diesel que ao emitir 84g/km de CO2 e com um consumo de 3.2l/100km se tornou num dos carros puramente de combustão interna mais ecológicos da Europa.
Graças à nova geração de motores ECOnetic, a Ford consegue oferecer alguns dos carros mais económicos ao mercado português. A versão carrinha do motor 1.6 TDCi ECOnetic consome 3.1 litros de gasóleo por cada 100 quilómetros percorridos e é portanto uma das escolhas mais económicas para as famílias portuguesas.