Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Este ano contará pela última vez com os motores V8 já que na temporada de 2014 chegam os motores turbo V6. Que equipa vai gerir melhor o seu programa de desenvolvimento de 2014 em simultâneo com a luta pelo título de 2013 e dar ao seu piloto as maiores hipóteses de conquistar a glória?
Depois existe uma infinidade de outras questões: Quem vai apostar contra a Red Bull? Será que Fernando Alonso vai finalmente ganhar um título mundial com a Ferrari? Lewis Hamilton vai conseguir ganhar com a Mercedes ou será que Nico Rosberg vai dar ao mundo um novo campeão? Será que Maldonado e Grosjean se vão manter no fio da navalha e fazer da sua velocidade inquestionável? E como é que o contingente de novos pilotos se vai sair?
Vamos percorrer a grelha, equipa a equipa e utilizar as nossas melhores capacidades para tentar entender quais são os candidatos e os pilotos do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 deste ano. O ano passado foi espetacular, por isso vamos esperar que este ano lhe faça jus!
Red BullRed BullÁustria, 2004 > presente12 modelos
1049 fotografias
3 vídeos
- favoritos ao título
Será que a Red Bull e Sebastian Vettel conseguem vencer o quarto título consecutivo? Pessoalmente, eu não apostaria contra eles. A Red Bull tem sido o carro a bater ao longo das últimas temporadas e Sebastian Vettel tem sido o condutor a tirar proveito do seu equipamento. Vettel tem ofuscado Mark Webber e espero que continue a fazê-lo esta época, apesar de que Webber gostaria de pensar que começa a temporada com as mesmas hipóteses que o seu jovem companheiro de equipa alemão. A Red Bull pareceu estar bem na pré-temporada de testes, tal como se esperava e a equipa não só tem o orçamento para continuar a sua série de vitórias, mas também tem Adrian Newey para os arrastar para lá da linha de chegada.
FerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos
A Ferrari está lá sempre ou lá próxima. A equipa tem um enorme orçamento e uma abundância de recursos, incluindo não uma, mas duas pistas de teste e alguns dos melhores pilotos que por aí andam para os levar até aos lugares cimeiros. Junte-se isto ao fato de que a atração ao cavalo empinado significa que mesmo sem olhar para a posição na grelha de partida, pessoas como Fernando Alonso vão sempre enfeitiçar os italianos. Felizmente para Fernando, o espanhol vai começar a temporada como um dos favoritos logo atrás de 'Seb'. A Ferrari também parece estar mais ao gosto de Felipe Massa, já que o piloto brasileiro pareceu estar em melhor forma no final do ano passado. Não estarias totalmente errado se pensasses que o título de construtores possa vir a ser uma história de Alonso vs Vettel e Webber vs Massa.
McLarenMcLarenReino Unido, 1963 > presente92 modelos
1883 fotografias
12 vídeos
Eu gosto de Sergio Perez, mas é justo dizer que a McLaren o contratou com base no seu desempenho na primeira metade da temporada passada e não no final de temporada desastroso. Dito isso, Perez mostrou ritmo suficiente para sugerir que pode ser um campeão e manteve a cabeça fria em diversas ocasiões também. Perez é bom com os pneus e rápido em condições molhadas. Depois temos Jenson Button: rápido, consistente e acima de tudo muito apreciado pela equipa. O britânico vai receber bem Perez e deverá haver mais harmonia na equipa na configuração do McLaren de 2013. A equipa britânica parte como a terceira favorita para o título deste ano, que é o lugar onde ficaram no ano passado, embora eu espere que eles estejam mais próximos da forma do final da temporada e que possam lutar pelo título até ao final.
LotusLotusReino Unido, 1952 > presente68 modelos
951 fotografias
7 vídeos
A Lotus vai esforçar-se para conquistar os mesmos pontos que ganhou em 2012 na nova temporada. Dito isto, espero que consigam mais uma vitória e que Romain Grosjean seja mais consistente... o francês já é rápido, portanto, essa é a última peça do puzzle. A Lotus pareceu muito sólida nos testes da pré-temporada, apesar de não ter o orçamento de design de que os três grandes e a Mercedes beneficiam. Também vai ser interessante ver como vai ser a progressão de Kimi Raikkonen. O finlandês foi consistente no ano passado e mostrou uma boa dose de velocidade, mas foi ofuscado em velocidade nas qualificações por Grosjean, por isso, se há uma área que gostaria de ver, seria o finlandês voador a melhorar na qualificação.
MercedesMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
Deve fazer melhor... do que no ano passado. Contrataram Lewis Hamilton para o fazer. O britânico e Nico Rosberg voltam aos dias de karting. Portanto, Ross Brawn espera que esta dupla não tenha os problemas que Hamilton tem atraído com a imprensa negativa no passado e que a sua velocidade dê um verdadeiro ponto de referência a Rosberg, embora o alemão esteja otimista depois de despedir-se do sete vezes campeão do mundo Michael Schumacher. Na pré-temporada de testes da Mercedes pareceu rápido, com Rosberg regularmente no topo da tabela dos tempos mais rápidos, embora tenha havido uma viagem embaraçosa de Hamilton à gravilha. A Mercedes deverá apontar ao terceiro lugar no campeonato deste ano, embora quarto fosse um sucesso na minha opinião. Será que conseguem melhorar o resultado do ano passado e conseguir duas vitórias?
SauberSauberSuíça, 1970 > presente21 modelos
166 fotografias
4 vídeos
Nico Hulkenberg e Esteban Gutierrez vão correr pela Sauber nesta temporada. A equipa vai sentir-se um pouco desapontada depois de criarem um carro fantástico no ano passado e de uma série de erros lhe ter custado pontos valiosos, o que os atirou para o sexto lugar no campeonato depois do Brasil. Hulkenberg ofuscou claramente Paul di Resta na Force India no ano passado e é um futuro campeão aos meus olhos, por isso, se Gutierrez conseguir chegar perto então é porque está a fazer um bom trabalho. A Sauber estará a meio da tabela e Hulkenberg irá provavelmente conquistar a maioria dos pontos da equipa. Será que Nico poderá sair para uma grande equipa em 2014?
Force IndiaForce IndiaÍndia, 2007 > presente8 modelos
118 fotografias
Apesar dos problemas de Vijay Mallya com a empresa-mãe Kingfisher, a equipa parece não ter sido afetada. Paul di Resta deve estar animado para provar o seu valor a uma equipa grande depois que se sentir ignorado no mercado de inverno desta temporada. Enquanto isso, Adrian Sutil está de volta à grelha depois da sua polémica na discoteca de Xangai: cuidado com os olhares matadores entre ele e Hamilton depois dos desentendimentos entre os dois. Sutil é muito rápido, porém parece que só foi escolhido por isso...o que só pode ser uma coisa boa não acham? O meio da tabela será o terreno da Force India e pode até bater a Sauber e conquistar o sexto lugar no campeonato, se as coisas correrem bem, especialmente com dois pilotos experientes a conquistarem pontos consistentemente.
WilliamsWilliamsReino Unido, 1977 > presente37 modelos
255 fotografias
A Williams tinha um carro rápido no ano passado, isso era evidente tendo em conta algumas performances de destaque de Pastor Maldonado, que foi mantido para esta temporada, e isso nada tem a ver com todo o dinheiro venezuelano (sua alteza). No entanto, se conseguir deixar de ir contra as coisas, Maldonado poderia conquistar muitos mais pontos para a equipa. Valtteri Bottas foi promovido de piloto de testes a piloto de corridas para 2013 e é um triunfo para o talento aos olhos de muitas pessoas. É rápido, consistente e fez voltas suficientes num Williams para que muitos não o vejam como um verdadeiro rookie, como é Max Chilton, por exemplo. Espero que a Williams tenha o mesmo ritmo que mostrou no ano passado... a equipa de Grove merece-o.
Toro RossoToro RossoItália, 2006 > presente10 modelos
110 fotografias
1 video
A Toro Rosso manteve Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo este ano. A dupla afirmou que não tinha um carro suficientemente bom em 2012 para mostrar regularmente o que poderiam fazer, de modo que a pressão está de ambos os lados. A Red Bull quer a equipa a proporcionar-lhes o próximo Sebasitan Vettel e os pilotos precisam de retribuir a confiança. Ricciardo foi o melhor nas qualificações no ano passado e Vergne terá de lidar com isso para ter algum futuro no desporto, embora Ricciardo não tenha estado em destaque nas corridas. A equipa gostaria de chegar aos lugares do meio da tabela este ano.
CaterhamCaterhamReino Unido, 1973 > presente9 modelos
354 fotografias
1 video
Marcar um ponto! Esse deve ser o grito que vem da Malásia. A Caterham tem estado muito segura na 10ª posição no campeonato mundial nas últimas temporadas, mas com a fiabilidade dos carros de F1 modernos não conseguiu quebrar a barreira do top 10. Charles Pic esteve em grande forma no ano passado e deverá sentir que a Caterham é um passo em frente para ele. Pic fará dupla com o experiente piloto do GP2 Giedo van der Garde.
MarussiaMaRussiaFederação Russa, 2007 > presente4 modelos
62 fotografias
A Marussia é a única equipa com dois estreantes este ano. Jules Bianchi foi formado pela Ferrari Academy e Max Chilton veio de uma grande época na GP2 no ano passado. Bianchi e Chilton tiveram ambos a sua oportunida e agora vão querer agarrá-la... a Marussia ficará satisfeita se um dos dois conseguir conquistar um ponto ou colocar a equipa acima da Caterham em 10º no final da temporada.