Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A FIA e a Fórmula 1 começaram a discutir alterações aos regulamentos desportivos para a próxima temporada, que pode incluir um novo calendário de testes e uma proposta de sistema de penalização de pontos para os pilotos. Para que as novas regras sejam aprovadas não será necessário o consentimento unânime entre as equipas da Fórmula 1.
A ideia de penalização de pontos veio do diretor de prova Charlie Whiting e do grupo de trabalho Sporting Working Group. O sistema será posto em prática de uma forma totalmente não vinculativa durante o Grande Prémio de Espanha deste fim de semana para mostrar às equipas como o sistema iria funcionar.
"É uma questão complexa e precisamos de obter o equilíbrio certo porque penalizar um piloto é um problema sério. Precisamos ter certeza de que um piloto realmente merece alguma penalização. Vamos avaliar infrações e colocar em funcionamento um sistema exemplificativo para ver como tudo iria funcionar se fosse colocado em prática. Precisamos de o fazer durante algum tempo", explicou Whiting.
O sistema substituiria o sistema utilizado atualmente para punir pilotos na F1. Por exemplo, um piloto apanhado em excesso de velocidade na linha das boxes, mas receberia pontos de penalização na sua licença de corrida. Se um piloto acumular um determinado limite de pontos de penalização deixaria de ter permissão de competir na F1.
O plano ainda não apresenta o número de pontos que podem provocar a suspensão ou quanto tempo iriam durar esses pontos na sua licença.