Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

Fórmula 1

Christopher Bruce2012-05-12 13:08:37

Hamilton perde pole para Maldonado (Atualizada)

Hamilton foi o mais rápido na qualificação de sábado

*Atualização: Então lembram-se como o Lewis Hamilton estacionou o carro depois de fazer a volta que lhe deu a pole position? Pois é, acontece que o carro ficou sem combustível na volta de regresso às boxes. As regras ditam que o carro deve regressar às boxes depois das qualificações e dar à FIA uma amostra de 1 litro de combustível. A FIA decidiu que Hamilton terá de começar a corrida do fim da grelha. Todos os piotos subiram um lugar pelo que a pole foi para Pastor Maldonado da Williams, e Fernando Alonso vai começar ao lado dele na partida para a corrida de amanhã.

Fonte: Autosport

Um circuito ensolarado e um clima agradável saudaram os carros no início da qualificação para o Grande Prémio de Espanha em Fórmula 1. A Pirelli trouxe apenas os pneus duros e macios para a corrida deste fim-de-semana o que significa que existem dois níveis entre os pneus. Quase todos os pilotos correram os pneus macios para a qualificação de forma a obterem a melhor qualificação possível e conseguirem uma maior longevidade durante a corrida.

Pastor Maldonado foi o homem mais rápido na pista durante a maior parte da primeira sessão, com uma volta de 1:23.380. No final da sessão Lewis Hamilton alcançou uma volta mais rápida de 1:22.583, o primeiro piloto do fim-de-semana abaixo do minuto e 22 segundos. Narain Karthikeyan esteve fora de ritmo durante a maior parte da sessão e não conseguiu transpôr a regra de 107%. Ao tentar alcançar uma volta rápida, com pouco tempo, Bruno Senna levou o carro para a gravilha. O piloto não ficou ferido, mas ficou de fora da qualificação. Os pilotos eliminados na primeira volta foram Karthikeyan, Pedro de la Rosa, Timo Glock, Charles Pic, Heikki Kovalainen, Vitaly Petrov e Bruno Senna.

No início da segunda parte da sessão, Hamilton melhorou o seu tempo anterior para 1:22.465, e Webber foi o segundo piloto a baixar dos 1:22 com um 1:22.977. Raikkonen e Grosjean também se juntaram ao clube a cerca de três minutos do fim do Q2 o que os colocou em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A temperatura da pista caiu um grau, e os tempos caíram vertiginosamente, com os 12 pilotos a baixarem do 1:22. A pista estava mais rápida o suficiente para empurrar Mark Webber para fora da sessão. Jensen Button foi também incapaz de conseguir um tempo de qualificação para a ronda final.

Kamui Kobayshi classificou-se para a ronda final, mas ele encostou o carro imediatamente após ter realizado a volta mais rápida com um problema técnico, não tendo corrido nenhuma volta na sessão final. Vettel saiu imediatamente para aproveitar a temperatura mais baixa, com a pista coberta de nuvens. O sol apareceu durante a sua volta, e Vettel entrou para os boxes durante aquela que teria sido a sua volta rápida. Hamilton estabeleveu uma volta de qualificação de 1:22.560 no início da sessão e Michael Schumacher abortou a sua volta rápida, tal como Vettel. Tal como tinha acontecido na ronda anterior, todos saíram para a pista nos últimos segundos. Por um breve momento parecia que Pastor Maldonado conquistaria a pole, mas Hamilton estabeleceu uma nova volta mais rápida de 1:21.707. Hamilton saiu da pista depois da sua volta rápida e parou o carro para poupar os pneus e combustível. Schumacher e Vettel colocou nenhum vezes durante a sessão para poupar pneus.

Os pneus tiveram um papel mais importante na qualificação de hoje. Primeiro, porque os pneus macios eram realmente a única opção para a qualificação, e depois por causa do seu desempenhono fio da navalha. Quando a temperatura da pista caiu um grau, os carros tornaram-se muito mais rápidos. Schumacher e Vettel nem sequer fizeram uma volta de qualificação na última fase da qualificação para economizar os pneus para a corrida. Foi a decisão certa? Só ficaremos a saber na a corrida de amanhã.

Grande Prémio de Espanha Qualificação
Posição Piloto Equipa Tempo
1 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:21.707
2 Pastor Maldonado Williams-Renault 1:22.285
3 Fernando Alonso Ferrari 1:22.302
4 Romain Grosjean Lotus-Renult 1:22.424
5 Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1:22.487
6 Sergio Perez Sauber-Ferrari 1:22.533
7 Nico Rosberg Mercedes 1:23.005
8 Sebastian Vettel Red Bull-Renault No Time
9 Michael Schumacher Mercedes No Time
10 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari No Time
11 Jensen Botão McLaren-Mercedes 1:22.944
12 Mark Webber Red Bull-Renault 1:22.977
13 Paul di Resta Force India-Mercedes 1:23.125
14 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:23.177
15 Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1:23.265
16 Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1:23.442
17 Felipe Massa Ferrari 1:23.444
18 Bruno Senna Williams-Renault 1:24.981
19 Vitaly Petrov Caterham-Renault 1:25.277
20 Heikki Kovalainen Caterham-Renult 1:25.507
21 Charles Pic Marussia-Cosworth 1:26.582
22 Timo Glock Marussia-Cosworth 1:27.032
23 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1:27.555
DNQ Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1:31.122

 

Enciclopédia
McLarenMcLaren
MP4-27MP4-27
Motor
V 8 (90º vee)
Cilindrada
146 cu in
Velocidade Máxima
--
Transmissão
7, Semi-automática
Potência máxima
--
Carroçaria
Monolugar
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Top 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria

Enciclopédia

fechar