Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Depois de uma emocionante sessão de qualificação ontem, chegou a hora da corrida. Se não sabe o que aconteceu aqui fica um breve resumo, Lewis Hamilton fez o melhor tempo de qualificação, mas saiu de pista depois de estabelecer a sua volta mais rápida e não regressou às boxes. A FIA tem uma regra que, para além de outros problemas mecânicos, o carro deve sempre regressar às boxes e dar uma amostra de 1 litro de combustível. Como o único problema de Hamilton foi de combustível, ele foi colocado no fim da grelha de partida. Isso colocou Pastor Maldonado da WilliamsWilliamsReino Unido, 1977 > presente37 modelos
255 fotografias
e Fernando Alondo da FerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos
para os dois primeiros lugares na partida para a corrida deste domingo. Também Narain Karthikeyan foi autorizado a parir em 23º já que ele tinha obtido um tempo melhor do que o limite de 107% durante os treinos, apesar de ter sido incapaz de o fazer na qualificação.
Alonso passou imediatamente Maldonado na primeira curva e começou a corrida na frente. Maldonado tinha ido mais para fora durante a partida para tentar empurrar Alonso para a parte mais estreita da curva. Infelizmente a estratégia não compensou. Sergio Perez teve um furo no pneu traseiro esquerdo na partida e entrou para as boxes na segunda volta. Vettel entrou para pneus duros logo na 8ª volta. Maldonado mudou os pneus na 12ª volta e voltou para a pista em segundo.
Depois de Maldonado e Alonso terem feito as suas respectivas paragens, Alonso manteve a liderança com uma vantagem de três sobre o segundo.
Michael Schumacher colidiu na traseira de Bruno Senna na volta 14 e atirou-os para a gravilha acabando por abandonar a corrida e provocando uma zona de bandeiras amarelas.
Depois de 22 voltas as coisas acalmaram consideravelmente na corrida. Alonso estava à frente de Maldonado com uma vantagem de 1,7 segundos com os LotusTeam LotusReino Unido, 2009 > presente1 modelo
93 fotografias
1 video
de Raikkonen e Grosjean em terceiro e quarto, respectivamente.
Depois de ter parado na volta 27, Alonso saiu em terceiro, atrás de Maldonado em segundo. Raikkonen estava na liderança mas ainda precisava de fazer um pit stop dando a Maldonado a liderança. Na volta 29, Maldonado já tinha uma vantagem de 6,7 segundos sobre Alonso.
Massa recebeu uma passagem pelas boxes de penalização por bloquear Lewis Hamilton na área de bandeiras amarelas dando a Hamilton o quinto lugar. Vettel também recebeu um drvie through por ignorar uma bandeira amarela na volta 31.
A meio da corrida na volta 33 Maldonado liderava à frente de Alonso, Raikkonen, Grosjean e Hamilton que já tinha subido 19 posições ao longo da corrida.
Na volta 44, Maldonado voltou a entrar para as boxes mas teve um problema ao ser encaixada a roda traseira esquerda. Voltou para a pista em terceiro, dando a Alonso a liderança. Alonso parou logo a seguir e Maldonado passou por ele nas boxes. Alonso voltou para a pista em terceiro, atrás de Raikkonen.
A corrida começou a aquecer perto da 47ª volta. Maldonado ultrapassou Raikkonen e voltou ao primeiro lugar, e Alonso estava colado à traseira de Raikkonen e acabou por passá-lo. Alonso começou a atacar o primeiro lugar. Raikkonen foi para os boxes na volta 49, fazendo uma paragem rápida. Ainda com 16 voltas de prova, parecia que seria uma luta entre Maldonado, Alonso e Raikkonen com Grosjean mais distante. Alonso e Raikkonen tinham pneus mais frescos, mas tinham de recuperar tempo para chegar até Maldonado.
Maldonado e Alonso começaram uma luta na volta 50. Alonso estava a menos de um segundo de Maldonado e em zona de DRS. A preocupação dos dois homens era não gastarem demasiado os pneus, pois Grosjean ou Raikkonen poderiam receber uma vitória graças à luta entre os dois carros. Raikkonen estava a ganhar 1,5 segundos ou mais por voltaa a Alonso com seis voltas para o final. Se Maldonado aguentasse Alonso o suficiente, ele poderia lutar pelo segundo lugar. Alonso e Maldonado continuaram a lutar, mas parecia que a Williams estava em condições de levar para casa o troféu.
No final, Maldonado venceu com uma liderança de 3 segundos sobre Alonso e Raikkonen a 0,6 segundos de Alonso.
Esta é a primeira vitória da Williams desde o Grande Prémio do Brasil de 2004, quando Juan Pablo Montoya venceu a corrida. Maldonado foi o primeiro venezuelano a ganhar um Grande Prémio.
Posição | Piloto | Equipa |
1 | Pastor Maldonado | Williams-Renault |
2 | Fernando Alonso | Ferrari |
3 | Kimi Raikkonen | Lotus-Renault |
4 | Romain Grosjean | Lotus-Renault |
5 | Kamui Kobayashi | Sauber-Ferrari |
6 | Sebastian Vettel | Red Bull-Renault |
7 | Nico Rosberg | Mercedes |
8 | Lewis Hamilton | McLaren-Mercedes |
9 | Sebastian Botão | McLaren-Mercedes |
10 | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes |
11 | Mark Webber | Red Bull-Renault |
12 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso-Ferrari |
13 | Daniel Ricciardo | Toro Rosso-Ferrari |
14 | Paul di Resta | Force India-Mercedes |
15 | Felipe Massa | Ferrari |
16 | Heikki Kovalainen | Caterham-Renault |
17 | Vitaly Petrov | Caterham-Renault |
18 | Timo Glock | Marussia-Cosworth |
19 | Pedro de la Rosa | HRT-Cosworth |
20 | Sergio Perez | Sauber-Ferrari |
21 | Charles Pic | Marussia-Cosworth |
22 | Narain Karthikeyan | HRT-Cosworth |
23 | Bruno Senna | Williams-Renault |
24 | Michael Schumacher | Mercedes |
Para consultares as classificações gerais do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2012 confere o artigo abaixo:
EnciclopédiaWilliamsFW34 | Motor V 8 (90º vee) Cilindrada 146 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 7, Semi-automática Potência máxima -- Carroçaria Monolugar Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |