Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

Fórmula 1

Christopher Bruce2012-05-13 12:40:55

Pastor Maldonado vence o Grande Prémio de Espanha

Maldonado foi o primeiro venezuelano a vencer um grande prémio

Depois de uma emocionante sessão de qualificação ontem, chegou a hora da corrida. Se não sabe o que aconteceu aqui fica um breve resumo, Lewis Hamilton fez o melhor tempo de qualificação, mas saiu de pista depois de estabelecer a sua volta mais rápida e não regressou às boxes. A FIA tem uma regra que, para além de outros problemas mecânicos, o carro deve sempre regressar às boxes e dar uma amostra de 1 litro de combustível. Como o único problema de Hamilton foi de combustível, ele foi colocado no fim da grelha de partida. Isso colocou Pastor Maldonado da WilliamsWilliamsWilliamsReino Unido, 1977 > presente37 modelos
255 fotografias
e Fernando Alondo da FerrariFerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos
para os dois primeiros lugares na partida para a corrida deste domingo. Também Narain Karthikeyan foi autorizado a parir em 23º já que ele tinha obtido um tempo melhor do que o limite de 107% durante os treinos, apesar de ter sido incapaz de o fazer na qualificação.

Alonso passou imediatamente Maldonado na primeira curva e começou a corrida na frente. Maldonado tinha ido mais para fora durante a partida para tentar empurrar Alonso para a parte mais estreita da curva. Infelizmente a estratégia não compensou. Sergio Perez teve um furo no pneu traseiro esquerdo na partida e entrou para as boxes na segunda volta. Vettel entrou para pneus duros logo na 8ª volta. Maldonado mudou os pneus na 12ª volta e voltou para a pista em segundo.

Depois de Maldonado e Alonso terem feito as suas respectivas paragens, Alonso manteve a liderança com uma vantagem de três sobre o segundo.

Michael Schumacher colidiu na traseira de Bruno Senna na volta 14 e atirou-os para a gravilha acabando por abandonar a corrida e provocando uma zona de bandeiras amarelas.

Depois de 22 voltas as coisas acalmaram consideravelmente na corrida. Alonso estava à frente de Maldonado com uma vantagem de 1,7 segundos com os LotusTeam LotusTeam LotusReino Unido, 2009 > presente1 modelo
93 fotografias
1 video
de Raikkonen e Grosjean em terceiro e quarto, respectivamente.

Depois de ter parado na volta 27, Alonso saiu em terceiro, atrás de Maldonado em segundo. Raikkonen estava na liderança mas ainda precisava de fazer um pit stop dando a Maldonado a liderança. Na volta 29, Maldonado já tinha uma vantagem de 6,7 segundos sobre Alonso.

Massa recebeu uma passagem pelas boxes de penalização por bloquear Lewis Hamilton na área de bandeiras amarelas dando a Hamilton o quinto lugar. Vettel também recebeu um drvie through por ignorar uma bandeira amarela na volta 31.

A meio da corrida na volta 33 Maldonado liderava à frente de Alonso, Raikkonen, Grosjean e Hamilton que já tinha subido 19 posições ao longo da corrida.

Na volta 44, Maldonado voltou a entrar para as boxes mas teve um problema ao ser encaixada a roda traseira esquerda. Voltou para a pista em terceiro, dando a Alonso a liderança. Alonso parou logo a seguir e Maldonado passou por ele nas boxes. Alonso voltou para a pista em terceiro, atrás de Raikkonen.

A corrida começou a aquecer perto da 47ª volta. Maldonado ultrapassou Raikkonen e voltou ao primeiro lugar, e Alonso estava colado à traseira de Raikkonen e acabou por passá-lo. Alonso começou a atacar o primeiro lugar. Raikkonen foi para os boxes na volta 49, fazendo uma paragem rápida. Ainda com 16 voltas de prova, parecia que seria uma luta entre Maldonado, Alonso e Raikkonen com Grosjean mais distante. Alonso e Raikkonen tinham pneus mais frescos, mas tinham de recuperar tempo para chegar até Maldonado.

Maldonado e Alonso começaram uma luta na volta 50. Alonso estava a menos de um segundo de Maldonado e em zona de DRS. A preocupação dos dois homens era não gastarem demasiado os pneus, pois Grosjean ou Raikkonen poderiam receber uma vitória graças à luta entre os dois carros. Raikkonen estava a ganhar 1,5 segundos ou mais por voltaa a Alonso com seis voltas para o final. Se Maldonado aguentasse Alonso o suficiente, ele poderia lutar pelo segundo lugar. Alonso e Maldonado continuaram a lutar, mas parecia que a Williams estava em condições de levar para casa o troféu.

No final, Maldonado venceu com uma liderança de 3 segundos sobre Alonso e Raikkonen a 0,6 segundos de Alonso.

Esta é a primeira vitória da Williams desde o Grande Prémio do Brasil de 2004, quando Juan Pablo Montoya venceu a corrida. Maldonado foi o primeiro venezuelano a ganhar um Grande Prémio.

Resultados do Grande Prémio de Espanha
Posição Piloto Equipa
1 Pastor Maldonado Williams-Renault
2 Fernando Alonso Ferrari
3 Kimi Raikkonen Lotus-Renault
4 Romain Grosjean Lotus-Renault
5 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari
6 Sebastian Vettel Red Bull-Renault
7 Nico Rosberg Mercedes
8 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes
9 Sebastian Botão McLaren-Mercedes
10 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes
11 Mark Webber Red Bull-Renault
12 Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari
13 Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari
14 Paul di Resta Force India-Mercedes
15 Felipe Massa Ferrari
16 Heikki Kovalainen Caterham-Renault
17 Vitaly Petrov Caterham-Renault
18 Timo Glock Marussia-Cosworth
19 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth
20 Sergio Perez Sauber-Ferrari
21 Charles Pic Marussia-Cosworth
22 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth
23 Bruno Senna Williams-Renault
24 Michael Schumacher Mercedes

 

 

Para consultares as classificações gerais do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2012 confere o artigo abaixo:

Enciclopédia
WilliamsWilliams
FW34FW34
Motor
V 8 (90º vee)
Cilindrada
146 cu in
Velocidade Máxima
--
Transmissão
7, Semi-automática
Potência máxima
--
Carroçaria
Monolugar
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Top 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria

Enciclopédia

fechar