Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© imagem cedida por: Mercedes-Benz
A polémica sobre o facto de uma equipa de Fórmula 1 ter feito testes em segredo com os pneus Pirelli esta temporada continua a aquecer. A notícia veio a público pouco antes do início do Grande Prémio do Mónaco e afirmava que a MercedesMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
tinha feito uma sessão de testes em segredo de 1000 km com a Pirelli depois do Grande Prémio de Espanha.
Outro dos problemas é que os testes individuais são contra as regras da Fórmula 1, mas a Pirelli tem uma cláusula no seu contrato que diz que pode selecionar equipas com quem trabalhar para melhorar os pneus para o campeonato. A FIA esclareceu que a Pirelli deveria ter contactado as outras equipas para saber se estas também estariam interessadas em participar no teste, mas ao que tudo indica isso não aconteceu. O Diretor da equipa Red BullRed BullÁustria, 2004 > presente12 modelos
1049 fotografias
3 vídeos
Christian Horner diz que recebeu uma carta no ano passado relativamente a um teste, mas que não recebeu nada nesta temporada.
A FerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos
, a Red Bull e a LotusLotusReino Unido, 1952 > presente68 modelos
951 fotografias
7 vídeos
apresentaram uma queixa junto da FIA sobre esta sessão de testes não autorizada.
"O que está errado é que a equipa, de forma desleal, testou conscientemente os pneus que foram criados para o campeonato deste ano. É espantoso que ninguém soubesse que um carro atual com pilotos atuais estava a dar voltas no circuito de Barcelona. Só saiu de lá na sexta-feira", referiu Horner.
A polémica não vai acabar até que fique claro quem solicitou a sessão de testes. Se tiver sido a Pirelli, então o que a Mercedes fez está de acordo com os regulamentos. Se a Mercedes foi pedir à Pirelli a realização de testes, então pode contar com punições severas da FIA por violar os regulamentos de testes desta temporada.
A Pirelli diz que a Mercedes não obteve qualquer vantagem nos testes, pois estava a desenvolver pneus para a temporada de 2014.
"Na realidade estávamos a analisar as soluções para o próximo ano e a experimentar uma série de coisas diferentes. A Mercedes nem sequer faz ideia do que estávamos a testar ao certo", referiu o Diretor da Pirelli Motorsport Paul Hembery.
EnciclopédiaMercedes-BenzW04 |