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É difícil dizer o que é mais impressionante. O facto de Sebastian Vettel e da Red Bull RacingRed BullÁustria, 2004 > presente12 modelos
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terem conquistado o quarto título mundial de pilotos e construtores consecutivos, respetivamente, ou a espantosa corrida de Romain Grosjean que terminou no terceiro lugar depois de ter partido em 17º. Ambos são feitos extraordinários na história do automobilismo.
Vettel fez uma partida fantástica e disparou na liderança da prova. Felipe Massa fez uma boa partida subindo de quinto para segundo na primeira volta, mas com Vettel já com 2 segundos de vantagem sobre ele. Os MercedesMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
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conseguiram manter-se em terceiro e quarto. Houve na partida um ligeiro contacto entre Esteban Gutierrez e Romain Grosjean e mais tarde entre Kimi Raikkonen e Mark Webber, mas todos conseguiram manter-se em prova.
À terceira volta Vettel fez a sua primeira visita às boxes para trocar os pneus macios pelos médios, regressando à pista no 17º e entregando a liderança a Massa. Vettel conseguiu recuperar várias posições, ao ultrapassar um ou dois carros em quase todas as voltas seguintes, o que lhe permitiu recuperar até ao décimo lugar na volta 8.
Massa manteve a liderança na frente, mas os seis primeiros carros estavam separados apenas por dois segundos com os Mercedes logo atrás dele. O brasileiro foi às boxes na volta nove para passar para os pneus médios e regressou em oitavo, mas nessa altura Vettel já estava em sexta e continuava a ganhar posições.
A grande maioria dos pilotos começou a ir às boxes à 10ª volta e quando tudo acalmou, na 16ª volta, Webber era líder, seguido de Perez e Vettel em terceiro a aproximar-se dos dois. Webber tinha partido com pneus médios e ainda estava com o seu conjunto original. Vettel subiu ao segundo lugar na volta 22 e assumiu momentaneamente a liderança quando Webber foi às boxes, mas perdeu-a novamente na altura da sua segunda ida às boxes na volta 32. Nessa altura devolveu a liderança a Webber, mas o australiano só mudou para pneus macios porque era obrigado a tal e regressou aos médios na volta 33, colocando Vettel novamente na liderança.
Webber teve um problema de alternador e de caixa de velocidades na volta 40, semelhante ao que tinha sucedido em Singapura. O australiano entregava assim o segundo lugar na prova a Raikkonen e Vettel passava a estar obrigado a vencer a prova para conquistar o título de construtores.
Com Vettel a mais de 20 segundos na frente, a luta passou a ser entre Raikkonen e Rosberg em segundo e terceiro, respetivamente. Raikkonen tinha uma vantagem de seis segundos, mas ainda estava com pneus médios e ia ter que parar antes do final da prova. Os dois trocaram de posições numa altura em que os pneus de Raikkonen começavam a falhar.
A quatro voltas do fim Romain Grosjean estava a discutir com o seu companheiro de equipa o terceiro lugar, relembrando que o francês tinha partido do 17º lugar com pneus médios. A equipa pediu a Raikkonen para deixar passar Grosjean e a duas voltas do fim Raikkonen continuava a perder posições até sétimo. Sergio Perez e Hamilton ultrapassaram-no na volta 59. O finlandês viu-se forçado a ir às boxes na última volta com os pneus totalmente esgotados.
Com mais uma vitória, a quinta consecutiva, Vettel conquistou o quarto Campeonato do Mundo de Pilotos consecutivo com 322 pontos. Alonso não pontuou, mas o segundo lugar manteve-se seguro, com 207 pontos. Raikkonen continua no terceiro lugar com 183 pontos, enquanto que Grosjean ultrapassou Massa na classificação, apesar dos dois estarem empatados com 102 pontos. Perez subiu para o 12º lugar, ultrapassando Adrian Sutil.
A Red Bull também conquistou o Campeonato do Mundo de Construtores, com 470 pontos. A Mercedes subiu ao segundo lugar, ultrapassando a FerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
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Posição | Piloto | Equipa |
1 | Sebastian Vettel | Red Bull-Renault |
2 | Nico Rosberg | Mercedes |
3 | Romain Grosjean | Lotus-Renault |
4 | Felipe Massa | Ferrari |
5 | Sergio Perez | McLaren-Mercedes |
6 | Lewis Hamilton | Mercedes |
7 | Kimi Raikkonen | Lotus-Renault |
8 | Paul di Resta | Force India-Mercedes |
9 | Adrian Sutil | Force India-Mercedes |
10 | Daniel Ricciardo | Toro Rosso-Ferrari |
11 | Fernando Alonso | Ferrari |
12 | Pastor Maldonado | Williams-Renault |
13 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso-Ferrari |
14 | Jenson Button | McLaren-Mercedes |
15 | Esteban Gutierrez | Sauber-Ferrari |
16 | Valtter Bottas | Williams-Renault |
17 | Max Chilton | Marussia-Cosworth |
18 | Jules Bianchi | Marussia-Cosworth |
DNF | Nico Hulkenberg | Sauber-Ferrari |
DNF | Mark Webber | Red Bull-Renault |
DNF | Charles Pic | Caterham-Ranult |
DNF | Giedo van der Garde | Caterham-Renault |
Podes ver aqui as Classificações Gerais do Campeonato do Mundo de Pilotos e de Construtores.
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