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A chanceler alemã Angela Merkel enfrenta a reeleição a 22 de setembro e está à procura de apoio onde quer que o possa encontrar. Durante uma visita ao Salão Automóvel de Frankfurt, Merkel mostrou o seu apoio às marcas alemãs e prometeu lutar contra os limites de emissões de CO2 muito reduzidos, contra os quais as marcas de luxo alemãs estão a lutar desesperadamente.
Há alguns meses a chanceler conseguiu bloquear um acordo que teria obrigado as marcas a baixar as emissões para 95g/km de CO2 até 2020. Merkel diz que os requisitos de emissões reduzidas "impõem um custo superior sobre a nossa indústria do que outros continentes fazem à sua própria indústria."
"A Europa deve aprender que não somos um continente isolado, mas que deve ser bem sucedida na competição global", afirmou a chanceler Merkel no Salão Automóvel de Frankfurt.
As marcas alemãs têm sido bastante ativas nas suas críticas contra as tentativas da UE reduzir os limites de emissões de CO2.
"Os advogados e burocratas têm que ouvir os engenheiros com o seu 'know-how' técnico. A indústria automóvel não vai ser um bom peão político", afirmou Matthias Wissmann, presidente da VDA, a associação da indústria automóvel alemã.
No entanto, a chanceler Merkel e a VDA estão a enfrentar a oposição de políticos, burocratas e cientistas. As Nações Unidas querem manter o aquecimento global abaixo dos 2 graus centígrados acima dos níveis pré-industriais. A Federação Europeia de Transportes e Ambiente referiu num relatório recente que as marcas não terão nenhum problema em reduzir as emissões para os 95g/km de CO2 até 2020.