Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
É possível que as 24 Horas de Le Mans e as corridas protótipo estejam a entrar numa nova era dourada. No próximo ano haverá três carros oficiais na categoria principal em Le Mans. A NissanNissanJapão, 1932 > presente159 modelos
6957 fotografias
12 vídeos
já revelou abertamente que, dependendo do desempenho da sua participação na Garage 56 em 2014, existe a possibilidade de também desenvolver um LMP1 de fábrica nos próximos anos. Agora surgem rumores de que a FerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos
pode vir a adaptar o novo motor turbo V6 de 1.6 litros da Fórmula 1 para participar em Le Mans com um protótipo LMP1, possivelmente a partir de 2015.
Os regulamentos de 2014 da categoria LMP1 não colocam qualquer restrição em termos de configuração do motor ou cilindrada, mas os carros de fábrica devem ser parcialmente alimentados a eletricidade. Ao adicionar a travagem regenerativa e o gerador que recebe energia do calor do motor, isto poderia permitir a participação no Campeonato Mundial de Endurance.
A equipa tem a opção de fazer um esforço de fábrica completo com desenvolvimento de chassis e motor ou então seguir o rumo da HondaHondaJapão, 1948 > presente102 modelos
2419 fotografias
10 vídeos
com o simples fornecimento de motores.
Existem três razões que levam a Ferrari a regressar a Le Mans. Em primeiro lugar o facto de ser relativamente fácil a transformação dos novos motores F1 num motor WEC.
Em segundo lugar, com tantos fabricantes de topo a regressarem à modalidade aumenta significativamente o seu valor de mercado. Se a Ferrari conseguir regressar a Le Mans e vencer a AudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
8213 fotografias
27 vídeos
, PorschePorscheAlemanha, 1931 > presente43 modelos
4639 fotografias
29 vídeos
, Toyota e Nissan, o que se seguirá será fantástico. Neste momento uma vitória na Fórmula 1 continua a ser prestigiante, mas está-se a ganhar à RenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
6052 fotografias
17 vídeos
e à MercedesMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
. Quando se está a vender um Ferrari é mais prestigiante falar de uma vitória contra a Porsche do que uma vitória contra a Renault.
Por fim, as novas regras tornam o WEC uma forma muito mais aberta de automobilismo. Qualquer pessoa que assista casualmente à Fórmula 1 sabe que as regras continuam a impedir que as equipas realmente façam grandes avanços tecnológicos. Não é difícil argumentar que os carros de F1 eram mais avançados, há 20 anos, com suspensão ativa e com ajustes a serem feitos a partir das boxes. O WEC não é assim tão aberto, mas em comparação com a Fórmula 1, é atualmente uma modalidade muito mais liberal.
A Ferrari tem uma história significativa em Le Mans, mas não compete na classe superior desde 1974 e não alcança uma vitória geral desde 1965. Na história recente a Ferrari teve sucesso na classe GT com o F430 GTCFerrari F430 GTCItália, 2006 > presente4 fotografias
e o 458 GTEFerrari 458 Italia GTCItália, 2011 > presente5 fotografias
1 video
.
EnciclopédiaFerrari |