Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A NissanNissanJapão, 1932 > presente159 modelos
6957 fotografias
12 vídeos
revelou o ZEOD RC, que significa Zero Emission On Demand Racing Car, que irá ocupara o espaço da Garagem 56 nas 24 Horas de Le Mans de 2014. O design foi criado por Ben Bowlby, o homem por trás do DeltaWing, e de muitas formas o ZEOD RC é uma reformulação revolucionária do DeltaWingNissan DeltaWingJapão, 2012 > presente19 fotografias
3 vídeos
. Tal como o carro de corrida anterior de Bowlby, o ZEOD RC está a ser desenvolvido para competir com os carros da categoria LMP2. O novo carro também compartilha a forma geral com o DeltaWing.
As diferenças entre o DeltaWing e o ZEOD RC são enormes. Este projeto é um esforço inteiramente patrocinado pela Nissan. Bowlby foi contratado como diretor de Inovação da Nissan Motorsport e está a liderar o programa. Com o DeltaWing, a Nissan só surgiu na última fase para fornecer o suporte do motor e de corrida. Desta vez o projeto tem equipas no Japão, Estados Unidos e Europa que prestam apoio à construção e testes do carro.
O carro também é uma base de testes para componentes de transmissão elétrica que estão a ser avaliados para uma possível entrada na categoria LMP1 no futuro.
Em termos do que irá dar potência ao carro durante a corrida, nem mesmo a Nissan parece ter totalmente a certeza ainda.
"O programa ZEOD RC foi concebido para desenvolver múltiplas tecnologias para avaliar como poderiam ser utilizadas num futuro regresso da Nissan à classe LMP1 nas 24 Horas de Le Mans. Existem várias opções que estamos a investigar. Uma opção Zero Emission on demand, onde o condutor pode alternar entre condução elétrica ou movida a gasolina é uma direção futura para carros de estrada, pelo que será testado para além do modo puro elétrico e outras novas tecnologias que ainda temos em desenvolvimento", refere o Diretor Global de Planeamento de Produtos da Nissan Andy Palmer.
A partir desta declaração parece que a Nissan está a ganhar algum espaço para decidir se o carro será elétrico ou híbrido, dependendo de como a tecnologia funcionar na pista.
"Ao longo dos próximos doze meses vamos testar várias opções de motorização através de um extenso programa de testes", explicou Bowlby.
Nissan diz que a estreia competitiva do ZEOD RC só acontecerá na edição do próximo ano das 24 Horas de Le Mans. A Michelin ficará responsável pelo fornecimento dos pneus.
EnciclopédiaNissan |