Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Quando pensamos em estradas ou em conduzir um carro sabemos instintivamente que há certas regras e leis que somos obrigados a cumprir. A verdade é que sem indicações ou regras a estrada poderia ser mais selvagem do que aquilo que já consegue ser. Poderíamos pensar que as leis rodoviárias só começaram a ser necessárias quando os carros começaram a abundar nas estradas mas, acredites ou não, a primeira lei de trânsito foi emitida em 1903 por William Eno.
Se tens tendência para ser um bocadinho preguiçoso provavelmente não te ias dar muito bem na Rússia. Pode ser difícil de acreditar mas na terra natal das matrioshkas é ilegal ter um veículo sujo. Pobres russos que têm que lavar os carros no inverno com aquela águinha gelada. Brrrr.....
Se te perguntarem se urinar na rua é legal, a tua resposta será provavelmente não. Mas no Reino Unido não é bem assim. Desde que sejas homem e o faças diretamente sobre a roda traseira do teu carro e com a mão direita sobre o veículo então não encontrarás qualquer problema. Se estiveres mesmo apertado e não houver WC nas redondezas podes sempre contar com o teu carro.
Neste país da União Europeia é obrigatório ter escovas limpa pára-brisas no veículo. À primeira vista não parece uma lei descabida, o problema é que não existe nenhuma lei que obriga a ter pára-brisas no carro. Portanto se estiveres a passear pelas ruas do Luxemburgo no teu descapotável que não tem um pára-brisas não te esqueças de colocar as escovas de qualquer forma!
Em Singapura o peão é rei e tem prioridade em todas as estradas e não apenas nas passagens a ele destinadas. Aqui é ilegal que um carro pare a menos de 50 metros de distância de um peão que está a tentar atravessar a estrada. Claro que não se lembraram de especificar como é suposto distinguir os peões que querem atravessar daqueles que estão apenas a passear.
A China é uma verdadeira pérola no que toca a este tipo de legislação. Em Xangai é ilegal buzinar, aliás se buzinares sem razão aparente podes ser mesmo multado. Já em Pequim é ilegal parar nas passadeiras de peões sem que o sinal esteja vermelho. Se estiveres a pensar dar uma volta por lá já sabes, avançar é só no verde, porque com o vermelho ou amarelo é o salve-se quem puder.
Na Suiça lavar o carro ao domingo não é bem visto. Pelo menos não é ilegal, mas de qualquer forma consegue ser um tanto ou quanto idiota. Ficamos na dúvida se o objetivo é garantir que o domingo seja um dia de total descanso ou apenas um capricho da população local.
Na Dinamarca todos os condutores devem supostamente cumprir um ritual antes de iniciar o seu dia. Esse ritual é nada mais nada menos do que verificar se não há crianças escondidas em baixo do carro. Realmente não há esconderijo mais cobiçado pelo mais pequenos, especialmente nas agradáveis e quentinhas noites dinamarquesas!
No geral pensamos que a Holanda é um país bastante liberal e moderno. No entanto, também poderás ficar chocado com a rigidez de algumas das suas leis. Um exemplo disso é o facto de te confiscarem o carro se fores apanhado a conduzir ao dobro da velocidade permitida. E não, não podes pagar uma multa para reaver o carro, tens mesmo que dizer adeus ao teu amigo de quatro rodas e seguir em frente.
Não será uma surpresa dizer que a Finlândia é um país evoluído e desenvolvido. Isso reflete-se até em algumas das leis que regulam a circulação rodoviária. Um perfeito exemplo disso é o facto de os taxistas serem obrigados a pagar os devidos direitos de autor à Finnish Copyright Society se quiserem ter música no carro enquanto transportam clientes.
É inacreditável pensar que em pleno séc. XXI ainda haja algum país que proíbe as mulheres de conduzir. Mas existe e é na Arábia Saudita. Apesar de as mulheres terem conquistado o direito ao voto, o mesmo não aconteceu em relação à condução. Não cumprir esta legislação pode custar à condutora uma pena de prisão e mesmo deportação.