Hoje disputou-se no Japão mais uma etapa do WTCC e esta foi também a primeira corrida de Tiago Monteiro ao volante do Honda Civic no traçado japonês de Suzuka. O piloto português assegurou nesta estreia os primeiros pontos para a marca nipónica ao conseguir, tal como ambicionou, terminar as duas corridas no Top 10, a primeira no nono lugar e a segunda no 10º.
A sair da 11ª posição da grelha e ainda sem saber qual o comportamento da sua máquina em situação de corrida, Tiago Monteiro optou por uma abordagem cautelosa. Manteve a 11ª posição após o arranque, envolveu-se no início em algumas lutas mas depois fez praticamente toda a prova sozinho no 10º posto, terminando no nono posto após penalização de um adversário: "A minha principal preocupação era com os pneus. Não sabíamos os níveis de degradação e por isso fomos cautelosos. Não havia necessidade de correr riscos desmedidos. O nosso objetivo para as corridas deste ano passa por entender e evoluir o carro o melhor possível em situação de corrida. Consegui ainda perceber que temos um andamento competitivo e que estamos tal como esperávamos. Foi importante este resultado para toda a equipa", explicou.
Na segunda ronda a história voltaria a repetir-se quase na íntegra. Tiago fez um bom arranque manteve a 11ª posição e na última volta conseguiu passar para 10º somando mais um ponto: "A experiência adquirida na primeira corrida deu-nos uma melhor perceção daquilo que poderia acontecer na segunda prova. Mantive o ritmo cauteloso e procurei evitar os incidentes na partida. Correu mais uma vez tudo como planeámos", continuou.
A estreia de Tiago Monteiro ao volante do Honda Civic na terra natal da sua máquina foi bastante ativa e produtiva: "Senti um enorme apoio de todos, da fábrica, da equipa e dos japoneses que vieram em massa ao circuito. Foi um fim-de-semana muito gratificante e estou muito feliz por tudo ter corrido como planeámos. O meu obrigado à Honda e às JAS Motorsport pelo excelente trabalho", concluiu o piloto português.
O pódio desta etapa foi preenchido por Alain Menu, Yvan Muller e Rob Huff em primeiro, segundo e terceiro lugar, respetivamente, na primeira corrida. Já na segunda corrida foi Stefano D'Aste a conquistar o primeiro lugar, seguido de Pepe Oriola na segunda posição e Gabriele Tarquini em terceiro.
No que respeita à classificação geral de pilotos, esta é ainda dominada por Yvan Muller com 345 pontos, seguido por Rob Huff também com 345 pontos e Alain Menu com 307 pontos. Já a classificação geral de construtores continua a ser totalmente dominada pela Chevrolet com 835 pontos.
Dentro de 15 dias a próxima etapa do WTCC segue para o traçado chinês de Xangai.
EnciclopédiaHondaCivicCivic Gen.9Civic WTCC | Motor Linha 4 Cilindrada 98 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão -- Potência máxima -- Carroçaria Hatchback Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |