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A Volkswagen apresentou o protótipo Golf R400 no Salão de Pequim de 2014. O Golf R400 é um hatchback superdesportivo, cujos 400cv dão uma nova dimensão à sétima geração do modelo.
O Golf R400 foi desenvolvido pela divisão R da Volkswagen num programa cujo principal objetivo é apresentar as capacidades de engenharia e destacar a gama de possibilidades de personalização dos veículos da marca alemã.
O hatchback de três portas é baseado no mesmo pacote mecânico que foi introduzido no Golf R e que tem como principal objetivo competir com as marcas premium alemãs em versões como o Mercedes- Benz A45 AMG, BMW M235i e o RS3 da Audi.
O Golf R400 está equipado com uma versão mais potente do novo motor 2.0-litros (EA888) do Golf R, cuja engenharia foi supervisionada pelo Diretor de Desenvolvimento de Motores da Volkswagen, Fritz Eichler.
O protótipo tem mais 104cv do que o Golf R. Graças ao motor da divisão R, o Golf R400 consegue chegar aos 100km/h em 3.9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 280km/h.
De forma a optimizar o aumento de potência do motor, a Volkswagen equipou o R400 com uma caixa automática de seis velocidades de dupla embraiagem e a versão mais recente do sistema de embraiagem 4Motion de tração às quatro rodas, uma combinação que também já havia sido explorada no Golf R de 2014.
O sistema 4Motion altera constantemente a quantidade de tração enviada para os eixos dianteiro e traseiro, dependendo dos níveis de tração predominante. Atua em combinação com os diferenciais autoblocantes EDS e XDS+, integrado no sistema de controlo de estabilidade eletrónico (ESP) multi-função do Golf R400. Este sistema inclui uma função desportiva que permitir uma intervenção menos agressiva da parte elétrica quando as condições de condução assim o permitem.
O design do novo e poderoso hatchback de três portas é mais agressivo do que outros protótipos anteriores baseados no best-seller da Volkswagen. Desta forma o R400 conta com um pára-choques mais profundo que inclui elementos de fibra de carbono, incluindo um divisor de grandes dimensões. As entradas de ar também sofreram grandes modificações para conseguirem levar uma maior quantidade de ar até ao compartimento do motor e aos travões dianteiros.
Nas laterais o veículo recebe retrovisores em fibra de carbono e extensões subtis das soleiras. Na traseira sobressai o spoiler de fibra de carbono em cima da porta da bagageira, o pára-choques mais profundo também com elementos de fibra de carbono, as saídas de ar verticais, além do difusor de fibra de carbono com duas pontas de escape arredondadas.
O design do veículo inclui ainda apontamentos em amarelo junto aos faróis LED, na grelha e nas pinças dos travões para o distinguir ainda mais do Golf R. O protótipo recebe também emblemas R400 amarelos e cromados no interior da grelha, ao longo dos flancos e na traseira.
No interior, o Golf R400 também sofreu modificações relativamente ao Golf R, com o painel instrumentos atualizado e bancos com suporte em fibra de carbono na frente, combinados com apontamentos em fibra de carbono e costuras amarelas.
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