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A RenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
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acaba de apresentar a quarta geração do extremamente popular modelo ClioRenault ClioFrança, 1990 > presente4 gerações
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. 22 anos depois do início da história o modelo compacto conta já com 11.5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo e duas eleições como Carro Europeu do Ano.
O novo Clio recebeu uma verdadeira revolução em termos de design passando a envergar o novo DNA de design da marca francesa. A nova geração permitirá ainda uma variada personalização quer em termos de interior como de exterior.
A quarta geração do Clio é o primeiro modelo que exprime na totalidade o novo design inspirado pelo Vice Presidente Senior de Design Corporativo, Laurens van den Acker, numa combinação de estilo e de emoção que foi sendo apresentado através de vários protótipos.
“O novo Renault Clio foi concebido como uma peça de escultura sensual que estimula o desejo. Tal como os músculos, as suas curvas exprimem o dinamismo que irradiava no protótipo DeZirRenault DeZirFrança, 2010 > presente4 fotografias
. Sem ângulos agudo ou agressivos, apenas curvas voluptuosas que fazem com que queiras ir até ele e acariciá-lo,” referiu Laurens van den Acker.
Nos motores o novo Clio também irá receber uma grande revolução com uma renovada gama de motores a gasolina e diesel, que conjugam os consumos reduzidos com o prazer de condução. Os dois novos motores a gasolina, Energy TCe 90 e TCe 120, combinam os reduzidos consumos e emissões de CO2, com excelentes acelerações e recuperações. No que diz respeito aos Diesel, a nova geração de motores Energy dCi permitem ao Novo Renault Clio a obtenção de recordes de consumo.
O Energy TCe 90 é o primeiro motor 3 cilindros turbo produzido pela Renault. Tem uma cilindrada de 899 cm3 e está equipado com a tecnologia Stop & Start, apresentando mesmo assim performances de um motor atmosférico de 1.4 litros. Com 90cv este motor apresenta um consumo médio de 4.3 litros aos 100km e emissões de CO2 99 g/km.
A família Energy cresce com a nova versão de 90 cv do motor 1.5 dCi, equipado com Stop & Start que veio substituir o dCi 85. Esta versão apresenta consumos de 3.2 litros/100 km e emissões de CO2 de apenas 83 g/km.
Numa estreia para a Renault no segmento B, o novo Clio irá utilizar o motor TCe 120 acoplado à caixa automática de dupla embraiagem EDC (Efficient Dual Clutch) de 6 velocidades. Este motor só estará disponível no mercado no primeiro semestre de 2013.
De forma a ajudar eficazmente o condutor a reduzir os consumos e as emissões de CO2 a Renault equipou o novo Clio com uma série de ferramentas que incluem um modo ECO, que possibilita, com alteração dos desempenho do motor, uma redução do consumo até 10%, indicadores do estilo de condução e de passagem de caixa e uma aplicação Driving eco2, incluída no R-Link.
O novo Renault Clio foi pensado para permitir a personalização do exterior e do interior. No lançamento, as possibilidades de personalização exterior passam pelas capas dos retrovisores, a saia do pára-choques traseiro, as protecções inferiores das portas, a cor das jantes e strippings para o tejadilho. No interior, o painel de bordo, os painéis de portas, o volante, as pegas, a base da alavanca da caixa de velocidades, a moldura dos arejadores e os tecidos dos bancos são personalizáveis, disponíveis sobre a forma de packs.
Lançado em 1990 no Salão de Paris, o supermini Renault Clio acaba de entrar na sua 4ª geração em 2012. Desde a sua introdução, o Clio é um dos carros mais vendidos da Europa. O modelo veio restaurar a posição de mercado da Renault depois dos difíceis anos 80. O Clio também é o único carro que recebeu por duas vezes (1991 e 2006), o Carro Europeu do Ano, a prova do seu sucesso e longevidade.
O primeiro Clio sucedeu ao Renault 5, em 1991, e veio com motores entre 1.2 L e 1.4 L a gasolina e 1.7 L e 1.9 L para unidades a diesel. O supermini foi eleito Carro Europeu do Ano em 1991 e desfrutou de grande popularidade entre os consumidores, tendo-se posicionado de forma consistente entre os modelos mais vendidos na Europa.
Em 1993 foi lançada a edição especial Renault Clio Williams. Limitada a 3.800 unidades, houve uma procura tão alta que a Renault produziu outras 1600 e rapidamente foram seguidas pelo Willams 2 e Williams 3. No total produziram-se 12.100 Clio Williams. Muitos destes carros foram usados para corridas e devido a danos o Clio Williams é hoje uma visão rara.
O Renault Clio II foi revelado em 1998 e apresentava um estilo mais curvilíneo do que o seu antecessor. O peso também foi reduzido pelo uso de componentes de plástico e alumínio. O novo Clio era oferecido com motores a gasolina 1.2 L, 1.4 L e 1.6 L e um motor diesel de 1.9 L. Em 2000 este Clio foi premiado com 4 estrelas Euro-NCAP, o que o estabeleceu como o mais seguro da sua classe.
Em 1999 a Renault adicionou uma versão mais potente à gama, o Clio 16V, que usava um novo motor 1.6 L de 16 válvulas. Todas as versões a gasolina beneficiaram desta introdução e foram substituídas por outros motores mais potentes e económicos de 16 válvulas.
A terceira geração do Clio Renault estreou em 2005 no Salão de Frankfurt. Foi desenvolvido em conjunto com a Nissan e com base na plataforma B da Nissan, partilhada com o Nissan Micra e o Note. Esta série era mais pesada, maior e mais cara do que a anterior. Mais perto da classe dos subcompactos, o Clio recebeu 5 estrelas EuroNCAP e foi eleito Carro Europeu do Ano em 2006.
Em 2009 a Renault apresentou o Twingo RS Gordini, uma versão hot hatch do seu pequeno Twingo com 133cv e em 2011 seguiu-se o Renault Clio Gordini. Veio substituir o Clio GT e posicionou-se entre o Clio base e o Sport Clio. Oferecido em variantes de três ou cinco portas, o Gordini destaca-se pelas suas listras Gordini brancas sobre o capot, teto e traseira.
A Renault revelou a 4ª geração do Clio em julho de 2012. A série tem um estilo mais elegante e uma vasta gama de motores e tecnologia disponíveis. O Clio de 2012 tem um nariz mais pontiagudo, faróis maiores e o manípulo da porta escondido no pilar C. A Renault planeia vender o Clio apenas como versão de cinco portas e vai oferecer um conjunto de oito cores. O novo Clio estará disponível a partir de outubro de 2012.
EnciclopédiaRenaultClioClio Gen.4Clio Energy TCe 90 Dynamique S | Motor Linha 3 Cilindrada 55 cu in Velocidade Máxima 115 mph Transmissão 5, Manual Potência máxima 90 cv @ 5000 rpm Carroçaria Hatchback Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) 54,7 US MPG | preço $ 21.850* baseado nos preços de Portugal custo de manutenção anual $ 1.522 |