Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

*ATUALIZADO* Novo capítulo da história do Clio apresentado

 
 
Slideshow
*ATUALIZADO* Novo Clio apresentado hoje em Paris

A RenaultRenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
6052 fotografias
17 vídeos
acaba de apresentar a quarta geração do extremamente popular modelo ClioClioRenault ClioFrança, 1990 > presente4 gerações
318 versões
514 fotografias
3 vídeos
. 22 anos depois do início da história o modelo compacto conta já com  11.5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo e duas eleições como Carro Europeu do Ano.

O novo Clio recebeu uma verdadeira revolução em termos de design passando a envergar o novo DNA de design da marca francesa. A nova geração permitirá ainda uma variada personalização quer em termos de interior como de exterior.

A quarta geração do Clio é o primeiro modelo que exprime na totalidade o novo design inspirado pelo Vice Presidente Senior de Design Corporativo, Laurens van den Acker, numa combinação de estilo e de emoção que foi sendo apresentado através de vários protótipos.

“O novo Renault Clio foi concebido como uma peça de escultura sensual que estimula o desejo. Tal como os músculos, as suas curvas exprimem o dinamismo que irradiava no protótipo DeZirDeZirRenault DeZirFrança, 2010 > presente4 fotografias
. Sem ângulos agudo ou agressivos, apenas curvas voluptuosas que fazem com que queiras ir até ele e acariciá-lo,” referiu Laurens van den Acker.

Nos motores o novo Clio também irá receber uma grande revolução com uma renovada gama de motores a gasolina e diesel, que conjugam os consumos reduzidos com o prazer de condução. Os dois novos motores a gasolina, Energy TCe 90 e TCe 120, combinam os reduzidos consumos e emissões de CO2, com excelentes acelerações e recuperações. No que diz respeito aos Diesel, a nova geração de motores Energy dCi permitem ao Novo Renault Clio a obtenção de recordes de consumo.

O Energy TCe 90 é o primeiro motor 3 cilindros turbo produzido pela Renault. Tem  uma cilindrada de 899 cm3 e está equipado com a tecnologia Stop & Start, apresentando mesmo assim performances de um motor atmosférico de 1.4 litros. Com 90cv este motor apresenta um consumo médio de 4.3 litros aos 100km e emissões de CO2 99 g/km.

A família Energy cresce com a nova versão de 90 cv do motor 1.5 dCi, equipado com Stop & Start que veio substituir o dCi 85. Esta versão apresenta consumos de 3.2 litros/100 km e emissões de CO2 de apenas 83 g/km.

Numa estreia para a Renault no segmento B, o novo Clio irá utilizar o motor TCe 120 acoplado à caixa automática de dupla embraiagem EDC (Efficient Dual Clutch) de 6 velocidades. Este motor só estará disponível no mercado no primeiro semestre de 2013.

De forma a ajudar eficazmente o condutor a reduzir os consumos e as emissões de CO2 a Renault equipou o novo Clio com uma série de ferramentas que incluem um modo ECO, que possibilita, com alteração dos desempenho do motor, uma redução do consumo até 10%, indicadores do estilo de condução e de passagem de caixa e uma aplicação Driving eco2, incluída no R-Link.

O novo Renault Clio foi pensado para permitir a personalização do exterior e do interior. No lançamento, as possibilidades de personalização exterior passam pelas capas dos retrovisores, a saia do pára-choques traseiro, as protecções inferiores das portas, a cor das jantes e strippings para o tejadilho. No interior, o painel de bordo, os painéis de portas, o volante, as pegas, a base da alavanca da caixa de velocidades, a moldura dos arejadores e os tecidos dos bancos são personalizáveis, disponíveis sobre a forma de packs.

Gerações do Clio desde 1991

Lançado em 1990 no Salão de Paris, o supermini Renault Clio acaba de entrar na sua 4ª geração em 2012. Desde a sua introdução, o Clio é um dos carros mais vendidos da Europa. O modelo veio restaurar a posição de mercado da Renault depois dos difíceis anos 80. O Clio também é o único carro que recebeu por duas vezes (1991 e 2006), o Carro Europeu do Ano, a prova do seu sucesso e longevidade.

Renault Clio I: 1991-1997

O primeiro Clio sucedeu ao Renault 5, em 1991, e veio com motores entre 1.2 L e 1.4 L a gasolina e 1.7 L e 1.9 L para unidades a diesel. O supermini foi eleito Carro Europeu do Ano em 1991 e desfrutou de grande popularidade entre os consumidores, tendo-se posicionado de forma consistente entre os modelos mais vendidos na Europa.

Renault Clio I Williams: 1993-1996

Em 1993 foi lançada a edição especial Renault Clio Williams. Limitada a 3.800 unidades, houve uma procura tão alta que a Renault produziu outras 1600 e rapidamente foram seguidas pelo Willams 2 e Williams 3. No total produziram-se 12.100 Clio Williams. Muitos destes carros foram usados ​​para corridas e devido a danos o Clio Williams é hoje uma visão rara.

Renault Clio II: 1997-2006

O Renault Clio II foi revelado em 1998 e apresentava um estilo mais curvilíneo do que o seu antecessor. O peso também foi reduzido pelo uso de componentes de plástico e alumínio. O novo Clio era oferecido com motores a gasolina 1.2 L, 1.4 L e 1.6 L e um motor diesel de 1.9 L. Em 2000 este Clio foi premiado com 4 estrelas Euro-NCAP, o que o estabeleceu como o mais seguro da sua classe.

Renault Clio II V6: 1997-2006

Em 1999 a Renault adicionou uma versão mais potente à gama, o Clio 16V, que usava um novo motor 1.6 L de 16 válvulas. Todas as versões a gasolina beneficiaram desta introdução e foram substituídas por outros motores mais potentes e económicos de 16 válvulas.

Renault Clio III: 2005-2012

A terceira geração do Clio Renault estreou em 2005 no Salão de Frankfurt. Foi desenvolvido em conjunto com a Nissan e com base na plataforma B da Nissan, partilhada com o Nissan Micra e o Note. Esta série era mais pesada, maior e mais cara do que a anterior. Mais perto da classe dos subcompactos, o Clio recebeu 5 estrelas EuroNCAP e foi eleito Carro Europeu do Ano em 2006.

Renault Clio III Gordini: 2011-2012

Em 2009 a Renault apresentou o Twingo RS Gordini, uma versão hot hatch do seu pequeno Twingo com 133cv e em 2011 seguiu-se o Renault Clio Gordini. Veio substituir o Clio GT e posicionou-se entre o Clio base e o Sport Clio. Oferecido em variantes de três ou cinco portas, o Gordini destaca-se pelas suas listras Gordini brancas sobre o capot, teto e traseira.

Renault Clio IV: desde 2012

A Renault revelou a 4ª geração do Clio em julho de 2012. A série tem um estilo mais elegante e uma vasta gama de motores e tecnologia disponíveis. O Clio de 2012 tem um nariz mais pontiagudo, faróis maiores e o manípulo da porta escondido no pilar C. A Renault planeia vender o Clio apenas como versão de cinco portas e vai oferecer um conjunto de oito cores. O novo Clio estará disponível a partir de outubro de 2012.

 

Enciclopédia
RenaultRenault
ClioClio
Clio Gen.4Clio Gen.4
Clio Energy TCe 90 Dynamique SClio Energy TCe 90 Dynamique S
Motor
Linha 3
Cilindrada
55 cu in
Velocidade Máxima
115 mph
Transmissão
5, Manual
Potência máxima
90 cv @ 5000 rpm
Carroçaria
Hatchback
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
54,7 US MPG
preço
$ 21.850
* baseado nos preços de Portugal
custo de manutenção anual
$ 1.522

2 comentários

caravanista
Gosto!
03.07.2012 @ 16:08
vpafap
A nível exterior, soberbo! Superou as minhas expectativas. Espirito jovem, corpulento e muito equilibrado. Arriscar-me-ia a proferir que estamos perante o carro mais atraente do segmento B. Ainda ass...
mais
03.07.2012 @ 20:15
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Salão Automóvel de ParisTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria

evento relacionado

fechar