Depois da disputa de ontem pelo título de construtores no Show Event de Munique, hoje foi vez dos pilotos lutarem pelo título do DTM Show Event, torneio que não conta para a pontuação do campeonato.
O layout do torneio foi semelhante à prova de ontem, com o mesmo circuito e conceito. A prova consistiu em 6 rondas. A primeira ronda decidiu quem iria competir na verdade. Alguns pilotos qualificaram-se imediatamente para a segunda ronda. Estes foram o campeão atual Gary Paffett, os três melhores pilotos da Audi, Mattias Ekström, Mike Rockenfeller e Edoardo Mortara, os três melhores pilotos da Mercedes, Jamie Green, Christian Vietoris e David Coulthard, e ainda os três melhores pilotos da BMW, Bruno Spengler, Martin Tomczyk e Augusto Farfus. Os restantes 12 pilotos competiram numa prova de quatro voltas para decidir quem competiria com os melhores.
A vista fantástica sobre o Estádio Olímpico de Munique
Entre os 12 pilotos a lutar pela classificação para a primeira ronda oficial com os restantes pilotos classificaram-se Rahel Frey, Robert Wickens, Joey Hand da BMW, o português Filipe Albuquerque da Audi, Miguel Molina e finalmente Adrien Tambay.
Segunda Ronda
Na segunda ronda Coulthard derrotou Edoardo Mortara, Tomczyk venceu sem dificuldade Wickens, Ekström também derrotou Joey Hand da BMW com uma vantagem de 1.5 segundos. Vietoris enfrentou Farfus mas saiu derrotado com uma desvantagem de 0.8 segundos. Spengler enfrentou Tambay numa corrida renhida que deu a vitória a Spengler. Também se classificaram Gary Paffett e Mike Rockenfeller que enfrentaram Rahel Frey e Miguel Molina, respetivamente.
Foi nesta ronda que Filipe Albuquerquer correu lado a lado com Jamie Green mas a vitória acabou por ir para o piloto da Mercedes e não para o português.
Quartos de final
Nos quartos de final Paffett e Coulthard defrontaram-se e Paffett dominou toda a corrida tendo-se classificado para a próxima ronda. Na prova disputada por Tomczyk e Ekström foi este último a vencer numa corrida também bastante renhida. Green enfrentou Rockenfeller e saiu vitorioso. E por fim, o último frente-a-frente dos quartos de final foi protagonizado por Farfus e Spengler, Spengler começou bem e logo conseguiu alguma vantagem que foi reforçada quando Farfus perdeu 2 segundos nas boxes. Spengler conseguiu, assim a classificação para a semi-final.
Semi-final
Nesta ronda, os dois pilotos derrotados partilham o terceiro lugar no pódio. O layout mantém-se como nas rondas anteriores com 6 voltas e uma paragem nas boxes.
Paffett e Ekström foram a primeira dupla a competir. Ekström agarrou a vantagem na primeira volta e esta aumentou até à ultima volta, no final Ekström venceu com uma vantagem de 1.7 segundos.
O segundo frente-a-frente foi protagonizado por Green e Spengler. Os dois pilotos ofereceram um espetáculo os fãs com uma corrida muito próxima e desafiadora. Green teve a vantagem inicial, no entanto, uma paragem nas boxes veio prejudicar essa vantagem e Spengler conseguiu recuperar. Porém, Spengler fez asneira numa curva na volta final e Green conseguiu voltar a tomar a posição dianteira e vencer a prova.
Final
Assim como aconteceu nos quartos de final a chuva atrasou o início da prova. A prova final foi ligeiramente diferente das anteriores, consistiu em duas corridas de 6 voltas com paragem nas boxes. Os pilotos também trocam os lugares na pista entre as corridas. O piloto vencedor da primeira corrida mantém a sua vantagem na segunda corrida.
A luta final pôs Ekström frente a Green, Audi vs Mercedes. Com o piso bastante molhado, Ekström liderou no início até à terceira volta mas um problema durante a paragem permitiu a Green tomar a dianteira. Green conseguiu, assim, vencer com uma vantagem de 2 segundos. Se a paragem nas boxes de Ekström tivesse decorrido sem problemas, a corrida teria sido muito mais renhida.
Os dois pilotos trocaram de lugar na pista para o início da segunda e última corrida. Green partiu com vantagem e Ekström teria de recuperar 2 segundos no curso de 6 voltas para vencer. No final da primeira volta a vantagem de Green foi reduzida para 1 segundo e para 0.58 segundos na segunda. Novamente devido a um problema nas boxes, Green perdeu a sua vantagem e Ekström voltou ao primeiro lugar. Ekström passou a meta com uma vantagem de 1.5 segundos e sagrou-se campeão do título de pilotos do DTM Show Event.
O pódio foi assim ocupado por Ekström no primeiro lugar, Green no segundo e Paffet e Spengler que partilharam o terceiro lugar.
A próxima ronda do DTM pontuável acontece em Nürburgring a 19 de Agosto.