Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Em algumas cidades o trânsito pode tornar-se num verdadeiro inferno se pensarmos que vamos ter passar algumas horas do dia em filas gigantescas e intermináveis. Então queres saber se moras numa das 10 cidades mais congestionadas da Europa? Talvez te sintas um pouco melhor depois de saber que outras pessoas sofrem ainda mais do que tu todos os dias.
A marca de GPS TomTom é responsável por revelar todos anos as 10 cidades mais congestionadas da Europa. A marca monitoriza milhões de viagens de trânsito por ano, para comparar a variação percentual entre as horas de ponta e as horas de trânsito normal para estabelecer a lista das 10 mais.
Por isso dá uma espreitadela e descobre as cidades com mais problemas de trânsito na Europa. Já viveste em alguma destas cidades? Conta-nos a tua experiência.
Em 2011 Bruxelas encabeçava este ranking como a cidade mais congestionada da Europa. A capital da Bélgica está agora nove posições mais abaixo, na 10ª posição, com uma taxa de congestionamento de 32%. O trânsito melhorou claramente, no entanto, a cidade continua a figurar no TOP 10 dos pesadelos dos viajantes pendulares.
A cidade portuária de Hamburgo permanece no nono lugar das cidades mais congestionadas da Europa, comparando com o ranking do ano passado. Em horários de ponta o trânsito aumenta 32% e as pontes, túneis e canais da cidade não parecem ter capacidade suficiente para responder ao trânsito diário dentro da cidade onde se localiza o maior porto alemão.
Conhecida pelo trânsito intenso, condutores "aceleras" e acidentes de carro, Roma sofre com a atitude italiana de condução despreocupada. Nas horas de ponta as ruas da cidade estão 33% mais ocupadas do que em horas normais. A capital italiana passou da quinta posição do ano passado para oitavo, pelo que já mostra alguns sinais de melhoria. Ou será que os outros é que melhoraram?
Paris não é só amor e cozinha gourmet, porque quando se trata de trânsito é uma das cidades mais congestionadas da Europa. A capital francesa pode fazer-te perder 70 horas por ano, se por exemplo conduzires às terças-feiras entre as 8:00 e as 9:00 da manhã. Diz adeus à "Vie en Rose".
Estugarda é a cidade alemã mais congestionada de acordo com este ranking. Talvez seja porque tem várias marcas sediadas na cidade, mas a verdade é que nas horas de ponta o trânsito aumenta 33%. Parece que toda a gente gosta de conduzir na cidade... deviam ter vergonha Porsche e Mercedes!
A cidade siciliana de Palermo é a quarta cidade europeia com mais trânsito. Com estradas de má qualidade, uma organização caótica e muitos condutores italianos incontroláveis atrás do volante, é muito possível imaginar que até a máfia italiana pode ter medo de se aventurar em tais condições de trânsito caótico.
No quarto lugar temos Marselha, onde as viagens de carro dos residentes demoram, em média, mais 40% do que quando o trânsito flui. O tempo de viagem pode mesmo aumentar até 77% nas horas de ponta da manhã e da noite! Neste momento a situação está pior devido ao desenvolvimento muitas obras na infraestrutura do elétrico. Pode ser que as coisas melhorem em breve.
A capital da Polónia caiu do segundo em 2011 para o terceiro lugar em 2012, com a cidade a conseguir resolver alguns dos seus problemas de trânsito. No entanto, os engarrafamentos ainda são uma realidade dolorosa no dia-a-dia dos seus habitantes. Em horários de pico o trânsito intensifica-se e faz com que o tempo de viagem aumente mais de 80%. A taxa de congestionamento da cidade é de 42%.
Depois de ter ficado em 1º no ano passado, Istambul desceu uma posição para se tornar na segunda cidade mais congestionada da Europa. No entanto, o trânsito aumentou na cidade, graças ao crescimento económico no país. No pico da tarde, por exemplo, o trânsito pode aumentar o tempo de viagem em 125%. A causa principal é a existência de apenas duas entradas para o centro da cidade.
A cidade de Moscovo é a Rainha do trânsito na Europa. Em horas de ponta não vale a pena ter pressa, porque vais ter que esperar em filas intermináveis. O tempo de viagem durante as horas de ponta podem chegar a demorar mais do dobro do tempo. Não admira que o trânsito na Rússia e os seus condutores sejam caóticos!