Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

autoviva2012-06-17 14:47:57

Audi conquista primeira vitória híbrida da história

 
 
Slideshow
O Audi R18 e-tron quattro é o primeiro protótipo híbrido a vencer em Le Mans

A Audi voltou a fazer história nas 24 Horas de Le Mans ao conquistar a primeira vitória na prova de resisitência mais famosa do mundo com um carro híbrido. Aliás as duas primeiras posições foram ocupadas pelos dois carros híbridos da marca alemã. O Audi e-tron quattro vencedor foi o de André Lotterer, Marcel Fässler e Benôit Tréluyer enquanto que o segundo lugar coube ao carro de Tom Kristensen, Allan McNish e Dindo Capello. O pódio ficou completo com outro Audi desta feita o R18 ultra de Mike Rockenfeller, Marco Bonanomi e Olivier Jarvis.

Foi claramente uma prova dominada pela Audi que apenas não viu os quatro primeiros lugares ocupados pelos protótipos da marca alemã devido a um acidente de Marc Gené na Forza Chicane que fez a equipa descer para o quarto lugar atrás do Lola da Rebellion Racing de Nick Heidfeld, Nicolas Prost e Neel Jani.

A Audi voltou a dominar claramente as 24 Horas de Le Mans, a mesma situação que se tem vindo a verificar ao longo dos últimos anos. Ainda assim a Toyota deixou a sua marca como tendo sido a única equipa a conseguir fazer frente ao Audis tendo mesmo chegado a liderar a prova pela primeira vez desde 1999.

Categoria LMP2

Na categoria LMP2 a vitória sorriu ao HPD ARX 03b da Starworks Motorsport com os pilotos Vincente Potolicchio, Ryan Dalziel e Thomas Kimber-Smith que na classificação geral conseguiram a sétima posição. No pódio ficaram os Oreca 03 da Thiriet by TDS Racing e da Pecom Racing, ambos com motor Nissan. Os favoritos na categoria da Signatech Nissan também com o chassis Oreca 03 terminaram no quarto lugar.

Categoria GTE PRO

O antigo piloto de Fórmula 1 Giancarlo Fisichella e os seus compaheiros de equipa Gianmaria Bruni  e Toni Vilander alcançaram a vitória na corrida com o Ferrari 458 Italia GTC da AF Corse. O segundo lugar sorriu também à Ferrari, desta feita da Luxury Racing, e o terceiro lugar foi entregue ao Aston Martin GTE de Stefan Mücke, Darren Turner e Adrian Fernandez.

Categoria GTE Am

Os portugueses têm razões para festejar na categoria GTE Am onde o piloto português Pedro Lamy venceu a categoria a bordo de um Corvette C6.R

O piloto português foi responsável por cruzar a meta com o carro da equipa e por ter conseguido alcançar essa vitória nos instantes finais da corrida numa luta com o Porsche 911 RSR da equipa da IMSA Performance Matmut. O piloto português conquistou a vitória com Patrick Bornhauser e Julien Canal.

A equipa do piloto partiu para as 24 horas de Le Mans no sexto lugar e conseguiram subir até ao lugar mais alto do pódio numa das categorias mais equilibradas da edição deste ano. A classificação da GTE Am acabou mesmo por só se decidir nos instantes da corrida. Lamy entrou para última fase da prova no segundo lugar mas conseguiu apanhar o carro da Matmut que seguia na liderança e ultrapassá-lo com quinze minutos para o final da prova.

Lamy conseguiu depois aumentar a vantagem sobre o Porsche e correr até à meta na frente e conseguir para a equipa uma reedição da vitória do ano anterior.

As restantes posições no pódio da categoria foram entregues ao Porsche 911 RSR da equipa IMSA Performance Matmut e ao Ferrari 458 Italia GTC da equipa Kröhn Racing.

Toyota e DeltaWing

Muito se queria ver como se iam sair os Toyota e o Nissan DeltaWing mas o resultado acabou por não ser o melhor para nenhum deles.

Para os Toyota as coisas começaram bem, com a equipa a chegar mesmo a liderar por alguns momentos a prova. Mas depois, por volta das 8 da noite o Toyota nº8 abandonou quando Anthony Davidson se viu envolvido num aparatoso acidente com o AF Corse nº81. O piloto teve mesmo de ser visto no hospital por precaução, com queixas nas costas.

Menos de 20 minutos mais tardes o outro Toyota via-se envolvido noutro acidente, desta vez com o Nissan DeltaWing. Embora não durante a prova Marino Franchitti, piloto do Deltawing, culpou o piloto da Toyota, Nakayama, pelo acidente. Com a secção da frente do carro está em mau estado o carro nº7 da Toyota passou muito tempo nas boxes. O carro voltou a sair para a pista mas a menos que acontecesse uma catástrofe a vitória tinha sido entregue aos Audi. Perto das 2 da manhã ficava encerrado o regresso da Toyota a Le Mans com a desistência do carro nº7 que voltou a entrar nas boxes e não voltou a sair.

No caso do DeltaWing as coisas começaram a correr mal logo nas primeiras horas da corrida teve uma saída de pista e um problema na caixa a forçar a equipa a uma paragem longa. Depois o acidente com o Toyota acabaria por deitar por terra as esperanças do protótipo de completar as míticas 24 Horas de Le Mans.

Enciclopédia
AudiAudi
R18R18
R18 e-tron quattroR18 e-tron quattro
Motor
V 6 (120º vee)
Cilindrada
226 cu in
Velocidade Máxima
202 mph
Transmissão
6, Sequencial manual
Potência máxima
510 cv
Carroçaria
--
Combustível
Gasóleo / Electricidade
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

3 comentários

vpafap
Os híbridos são uma grande alternativa... não só não só no momento de compra de um automóvel de dia-dia, mas também em competição.
17.06.2012 @ 17:10
vpafap
Só tenho pena que no mercado haja poucos modelos híbridos a diesel.
17.06.2012 @ 17:11
Bolide_666
Parabéns ao Lamy, grande final de prova!!!
18.06.2012 @ 11:07
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Le MansTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria

evento relacionado

24 Hours of Le Mans
24 Hours of Le Mans em Le Mans 24 Heures
fechar