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A Audi voltou a fazer história nas 24 Horas de Le Mans ao conquistar a primeira vitória na prova de resisitência mais famosa do mundo com um carro híbrido. Aliás as duas primeiras posições foram ocupadas pelos dois carros híbridos da marca alemã. O Audi e-tron quattro vencedor foi o de André Lotterer, Marcel Fässler e Benôit Tréluyer enquanto que o segundo lugar coube ao carro de Tom Kristensen, Allan McNish e Dindo Capello. O pódio ficou completo com outro Audi desta feita o R18 ultra de Mike Rockenfeller, Marco Bonanomi e Olivier Jarvis.
Foi claramente uma prova dominada pela Audi que apenas não viu os quatro primeiros lugares ocupados pelos protótipos da marca alemã devido a um acidente de Marc Gené na Forza Chicane que fez a equipa descer para o quarto lugar atrás do Lola da Rebellion Racing de Nick Heidfeld, Nicolas Prost e Neel Jani.
A Audi voltou a dominar claramente as 24 Horas de Le Mans, a mesma situação que se tem vindo a verificar ao longo dos últimos anos. Ainda assim a Toyota deixou a sua marca como tendo sido a única equipa a conseguir fazer frente ao Audis tendo mesmo chegado a liderar a prova pela primeira vez desde 1999.
Categoria LMP2
Na categoria LMP2 a vitória sorriu ao HPD ARX 03b da Starworks Motorsport com os pilotos Vincente Potolicchio, Ryan Dalziel e Thomas Kimber-Smith que na classificação geral conseguiram a sétima posição. No pódio ficaram os Oreca 03 da Thiriet by TDS Racing e da Pecom Racing, ambos com motor Nissan. Os favoritos na categoria da Signatech Nissan também com o chassis Oreca 03 terminaram no quarto lugar.
Categoria GTE PRO
O antigo piloto de Fórmula 1 Giancarlo Fisichella e os seus compaheiros de equipa Gianmaria Bruni e Toni Vilander alcançaram a vitória na corrida com o Ferrari 458 Italia GTC da AF Corse. O segundo lugar sorriu também à Ferrari, desta feita da Luxury Racing, e o terceiro lugar foi entregue ao Aston Martin GTE de Stefan Mücke, Darren Turner e Adrian Fernandez.
Categoria GTE Am
Os portugueses têm razões para festejar na categoria GTE Am onde o piloto português Pedro Lamy venceu a categoria a bordo de um Corvette C6.R
O piloto português foi responsável por cruzar a meta com o carro da equipa e por ter conseguido alcançar essa vitória nos instantes finais da corrida numa luta com o Porsche 911 RSR da equipa da IMSA Performance Matmut. O piloto português conquistou a vitória com Patrick Bornhauser e Julien Canal.
A equipa do piloto partiu para as 24 horas de Le Mans no sexto lugar e conseguiram subir até ao lugar mais alto do pódio numa das categorias mais equilibradas da edição deste ano. A classificação da GTE Am acabou mesmo por só se decidir nos instantes da corrida. Lamy entrou para última fase da prova no segundo lugar mas conseguiu apanhar o carro da Matmut que seguia na liderança e ultrapassá-lo com quinze minutos para o final da prova.
Lamy conseguiu depois aumentar a vantagem sobre o Porsche e correr até à meta na frente e conseguir para a equipa uma reedição da vitória do ano anterior.
As restantes posições no pódio da categoria foram entregues ao Porsche 911 RSR da equipa IMSA Performance Matmut e ao Ferrari 458 Italia GTC da equipa Kröhn Racing.
Toyota e DeltaWing
Muito se queria ver como se iam sair os Toyota e o Nissan DeltaWing mas o resultado acabou por não ser o melhor para nenhum deles.
Para os Toyota as coisas começaram bem, com a equipa a chegar mesmo a liderar por alguns momentos a prova. Mas depois, por volta das 8 da noite o Toyota nº8 abandonou quando Anthony Davidson se viu envolvido num aparatoso acidente com o AF Corse nº81. O piloto teve mesmo de ser visto no hospital por precaução, com queixas nas costas.
Menos de 20 minutos mais tardes o outro Toyota via-se envolvido noutro acidente, desta vez com o Nissan DeltaWing. Embora não durante a prova Marino Franchitti, piloto do Deltawing, culpou o piloto da Toyota, Nakayama, pelo acidente. Com a secção da frente do carro está em mau estado o carro nº7 da Toyota passou muito tempo nas boxes. O carro voltou a sair para a pista mas a menos que acontecesse uma catástrofe a vitória tinha sido entregue aos Audi. Perto das 2 da manhã ficava encerrado o regresso da Toyota a Le Mans com a desistência do carro nº7 que voltou a entrar nas boxes e não voltou a sair.
No caso do DeltaWing as coisas começaram a correr mal logo nas primeiras horas da corrida teve uma saída de pista e um problema na caixa a forçar a equipa a uma paragem longa. Depois o acidente com o Toyota acabaria por deitar por terra as esperanças do protótipo de completar as míticas 24 Horas de Le Mans.
EnciclopédiaAudiR18R18 e-tron quattro | Motor V 6 (120º vee) Cilindrada 226 cu in Velocidade Máxima 202 mph Transmissão 6, Sequencial manual Potência máxima 510 cv Carroçaria -- Combustível Gasóleo / Electricidade Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |