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As 6 Horas de Spa foi uma corrida de dominação. A AudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
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levou para casa as qatro primeiras posições da classificação, e os três carros da NissanNissanJapão, 1932 > presente159 modelos
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alcançaram os três primeiros lugares na classe LMP2. A PorschePorscheAlemanha, 1931 > presente43 modelos
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obteve vitórias tanto na categoria GTE-Pro-Am como na GTE.
A corrida começou com as condições climatéricas molhadas, mas a pista foi secando ao longo da corrida.
Surpreendentemente, o novo R18 E-tron QuattroAudi R18 e-tron quattroAlemanha, 2012 > presente8 fotografias
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não foi o carro vencedor. Pelo contrário, a vitória veio do novo e mais leve R18 UltraAudi R18 ultraAlemanha, 2012 > presente11 fotografias
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conduzido por Romain Dumas, Loic Duval e Marc Gene. A diferença foi pequena para o R18 Quattro conduzido por Marcel Fässler, André Lotterer e Benoit Treluyer com 46.801 segundos a separá-los. O outro R18 Ultra conduzido por Marco Bonanomi e Oliver Jarvis ficou em terceiro lugar, e o último R18 Quattro, com por Dindo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish ao volante ficou em quarto lugar. Os primeiros carros movidos a gasolina foram os dois Lola-Toyota, que ficaram em quinto e sexto.
A classe LMP2 foi liderada pelo #38 Zytek-Nissan com o #25 Oreca-Nissan em segundo e o #48 Oreca-Nissan, em terceiro. Houve dois grandes acidentes durante a corrida que forçaram à entrada do safety car, um provocado pelo choque de um Norma-Judd na Eau Rouge e outro causado pela colisão de um Oreca-Nissan e de um Ferrari F458 na La Source.
O Felbermayer Proton-Porsche 911 RSRPorsche 911 GT3 RSRAlemanha, 2011 > presente10 fotografias
e o Ferrari F458Ferrari 458 ItaliaItália, 2009 > presente676 fotografias
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discutiram a classe GTE-Pro até a última volta. O piloto oficial da Porsche Marc Lieb lutou com Giancarlo Fisichella num Ferrari da AF Corse, mas no final o Porsche acabo por bater o Ferrari por 0,628 segundos. O Luxury Ferrari Racing F458 conduzido por Frédéric Makowiecki e Jaime Melo ficou em terceiro lugar mas com ma volta a menos que os líderes. O Aston Martin V8 VantageAston Martin Vantage GTEReino Unido, 2012 > presente4 fotografias
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fez apenas 32 minutos de corrida antes de abandonar com uma falha de transmissão.
O Porsche 911 RSR da IMSA Performance Matmut venceu a categoria GTE-Am com o Porsche da Felbermayer-Proton em segundo e o Ferrari da AF Corse a ficar em terceiro.
Foi uma grande corrida, e parece que a diferença de desempenho entre o Quattro R18 e R18 Ultra não é tão grande quanto se pensava. Os Quattros foram mais rápidos na primeira parte da corrida, quando a pista estava molhada, mas à medida que a pista foi secando, os Ultras aumentaram o seu ritmo. É preciso lembrar que os dois carros são idênticos à exceção do sistema híbrido no Quattro. O Ultra é um carro muito mais leve e foi capaz de permanecer em pista mais algumas voltas durante o primeiro reabastecimento do que os Quattros híbridos. Se Le Mans acabar por ser uma corrida seca, os híbridos podem ver o seu trabalho dificultado contra o mais leve R18 Ultra.
Fonte: FIA WEC
EnciclopédiaAudiR18R18 e-tron quattro | Motor V 6 (120º vee) Cilindrada 226 cu in Velocidade Máxima 202 mph Transmissão 6, Sequencial manual Potência máxima 510 cv Carroçaria -- Combustível Gasóleo / Electricidade Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |