Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A AudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
8213 fotografias
27 vídeos
revelou a quinta geração daquele que é um dos seus produtos cruciais, o A4Audi A4 Gen.5Alemanha, 2015 > presente69 versões
63 fotografias
. O modelo recebe uma evolução em termos de design, um novo interior contemporâneo, uma gama bastante renovada de motores e um novo chassis. A apresentação mundial oficial acontecerá apenas em setembro no Salão Automóvel de Frankfurt.
O design do novo Audi A4 ainda foi concebido por Wolfgang Egger, antes de rumar para a GiugiaroItaldesignItália, 1968 > presente25 modelos
173 fotografias
em 2014. A imagem do modelo é claramente uma evolução da geração anterior, com o objetivo de torná-lo mais formal do que os seus rivais mais diretos, BMW Série 3BMW 3 SeriesAlemanha, 1975 > presente6 gerações
953 versões
1566 fotografias
11 vídeos
e Mercedes Classe-CMercedes-Benz C-ClassAlemanha, 1983 > presente5 gerações
583 versões
781 fotografias
. Estas mudanças foram feitas tendo em conta o feedback dos clientes dos principais mercados da marca, Alemanha, China e Estados Unidos.
As novidades incluem uma grelha mais larga, um novo design dos faróis com um novo grafismo das luzes de circulação diurna LED e ainda um capot em formato de concha, arcos das rodas maiores, e um tejadilho mais plano. Na traseira o novo Audi A4 recebe uma nova abordagem de grafismo dos faróis e, no caso da versão sedan, uma mala colocada mais acima.
O novo A4 é ligeiramente maior que a geração anterior: é 41mm mais comprido com 4726mm, 32mm mais largo com 1842mm e 13mm mais baixo com 1427mm do que o Mercedes Classe-C. Com a utilização da plataforma MLB, o novo A4 tem uma distância entre eixos de 2820mm, 12mm mais longa que a geração anterior. Ainda assim a Audi conseguiu reduzir o peso do sedan em 120kg graças à utilização de aço reforçado na estrutura da carroçaria e alumínio em vários painéis, incluindo o tejadilho.
Com o aumento das dimensões a Audi pôde também aumentar o espaço interior o que permite aumentar os níveis de conforto do modelo. Além disso, a marca introduziu também novos bancos que segundo a Audi pesam menos 9kg do que os do modelo anterior.
A gama de motores do novo A4 vai incluir três motores a gasolina turbo de quatro cilindros, dois motores diesel de quatro cilindros e dois V6 a diesel. Todos eles vão cumprir as normas EU6 de emissões de CO2 e, de acordo com a Audi, além de oferecerem mais 25% de potência, também são 21% mais eficientes comparativamente à geração anterior.
Uma das novidades é o motor 1.4 litros de quatro cilindros a gasolina de 150cv. Esta será a versão base da gama do novo A4 e leva o A4 1.4 TFSI até aos 100km/h em 8.9 segundos e a uma velocidade máxima de 210km/h. O consumo está assinalado em 4,9l/100km com emissões de CO2 de 114g/km.
O motor de quatro cilindros 2.0 vai estar disponível com duas potências diferentes: 190 e 252cv. A versão mais potente consegue chegar, na variante sedan, aos 100km/h em 5.8 segundos e a uma velocidade máxima de 250km/h. Na variante Avant a aceleração é feita em 6.0 segundos. O consumo da versão sedan de tração dianteira combinada com uma caixa de dupla embraiagem S tronic é de 5.7l/100km, com emissões de CO2 de 129g/km.
Com 190cv o mesmo motor atinge os 100km/h em 7.3 segundos e uma velocidade máxima de 240km/h na variante sedan e 7.5 segundos e 238km/h na variante Avant. O consumo do sedan anunciado é de 4,8l/100km, com emissões de 109g/km, enquanto que para a versão Avant é de 5.0l/100km e 114g/km.
A gama diesel será composta por um quarteto de versões, três delas baseadas no mesmo motor quatro cilindros equipado com o novo sistema de injeção AdBlue. A versão base terá 150cv e permite ao veículo acelerar dos 0 aos 100km/h em 8.6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 219km/h na variante sedan e 9.0 segundos na variante Avant. O consumo está fixado nos 3.8 e 4.0l/100km respetivamente, enquanto que as emissões de CO2 são de 99 e 104g/km. A versão mais potente de 190cv é também bastante eficiente já que apresenta consumos médios de 4.1 e 4.2l/100km nas variantes Sedan e Avant, mas ainda assim conseguem atingir os 100km/h em 7.7 e 7.9 segundos respectivamente e uma velocidade máxima de 237 e 231km/h.
Este motor terá ainda uma versão ultra que recebe alterações ao nível do design exterior que aprimoraram o veículo em termos aerodinâmicos, permitindo um aumento da eficiência. Com um consumo médio de 3.7l/100km e emissões de 95g/km está será, de acordo com a Audi o veículo mais eficiente da sua classe.
A culminar a gama está o motor 3.0 V6 diesel com duas versões, uma de 218 e outra de 272cv. Ambas as variantes A4 Sedan e A4 Avant de 218cv terão um consumo médio de 4.8l/100km com 110g/km de emissões de CO2. As versões de 272 vão conseguir acelerar dos 0 aos 100km/h em 5.3 e 5.4 segundos respetivamente, com uma velocidade máxima de 250km/h. O consumo anunciado é de 4.9 e 5.1l/100km, com emissões de CO2 de 129 e 134g/km.
Também fará parte da gama do novo Audi A4 a versão g-tron de 170cv que permite a utilização de gás natural ou do Audi e-gas.
EnciclopédiaAudiA4A4 Gen.5 |