Na edição deste ano do Villa d'Este Concours D'Elegance, em Itália, a
BMW revelou um novo protótipo Hommage, como tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos. Desta vez trata-se do
2002 Hommage, um carro que celebra o 50º aniversário do
2002 turbo. A marca alemã afirma que o protótipo de design reimagina a engenharia por detrás do modelo original.
O BMW 2002 Hommage é baseado no atual
M2 e apresenta uma altura baixa, proporções compactas, uma longa distância entre eixos e um proeminente "nariz-tubarão". Spoiles dianteiros e traseiros maiores, bem como uma série de entradas de ar foram adicionados para optimizar o fluxo de ar e maximizar a downforce do veículo.
O 2002 Hommage recebe uma banda de fibra de carbono horizontal em torno da cintura, numa referência direta à faixa cromada do modelo original. A BMW usou esta divisão para criar duas secções distintas no protótipo Hommage: a parte superior com o tejadilho, do capot e mala pintados numa cor fosca e a parte inferior do corpo com uma pintura brilhante e linhas distintas ao longo dos flancos, incluindo os arcos das rodas.
Dois faróis individuais foram instalados com piscas separados incorporados numa linha a toda a largura de fibra de carbono, outra referência clara ao design original. O 2002 Hommage também recebeu jantes de liga leve de 20 polegadas com design bi-color e pinças de travões dourados.
Nenhuma informação foi revelada sobre o motor instalado no BMW 2002 Hommage. A marca afirma que o carro é "um exercício de design para comemorar um carro do passado, e não uma visão do que está para vir".