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A BMW diz que o protótipo i8 Spyder é o terceiro modelo da série i a ser apresentado pela marca. No entanto, parece que este carro é na realidade uma versão muito mais próxima de estar pronta para a produção do conceito i8 que já vimos tantas vezes. O i8 foi criado para ser um carro desportivo sustentável que é um híbrido plug-in com um motor de combustão interna ligado às rodas traseiras.
O design do protótipo i8 Spyder acaba com as portas transparentes dos anteriores i8 e substitui-as por portas semi-gullwing com abertura de compasso e retira-lhe o tejadilho. O motor encontra-se visível atrás dos ocupantes. Na frente apresentatem uma versão achatada da grelha clássica da BMW com os laminados e focados faróis a laser. Apesar de não ser mostrado neste protótipo, a BMW diz que a versão de produção terá um teto dobrável de duas secções. Tal como os outros modelos da série i, o compartimento de passageiros do i8 é feito a partir de plástico reforçado com fibra de carbono para reduzir o peso. Já o resto do carro é predominantemente construído em alumínio.
Pelo menos para este protótipo, o interior do i8 Spyder tem três, ecrãs de LCD 3D para exibir informações para o condutor. Dois estão localizados atrás do volante, e o terceiro encontra-se no topo do painel central. Os ecrãs atrás do volante mostram a velocidade do carro, o consumo de energia, a recuperação de energia, autonomia e detalhes de navegação. Estes mudam de cor, do azul no modo Eco Pro para vermelho no modo Sport para informar o condutor relativamente à formo como está a usar a energia das baterias. O ecrã central usa o sistema IDrive para exibir menus e navegação.
O protótipo está equipado com motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro, e as baterias são armazenadas no que normalmente seria o túnel da transmissão. Um motor elétrico de 131cv está localizado sobre o eixo dianteiro e alimenta as rodas dianteiras. Já as rodas traseiras são movidas graças ao motor turbo de três cilindros de 223cv. No conjunto a potência total dos motores elétricos é de 354cv e de 550Nm.
A BMW afirma que o i8 Spyder acelera dos 0 aos 100km/h em cinco segundos e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h. No ciclo da UE, apresenta um consumo de 3l/100km de gasolina.
A bateria de lítio pode ser carregada numa tomada doméstica numa hora e 45 minutos. A autonomia em modo puramente elétrico é de 30 km.
Parece que todas as grandes marcas estão atualmente a experimentar desenvolver um carro desportivo sustentável. Na versão protótipo, o i8 é bastante semelhante ao Infiniti Emerg-E, e o próximo Acura NSX faz algo semelhante com os motores elétricos dianteiros e um motor de tração traseira. Nos próximos anos o mercado de carros desportivos de topo promete ser muito interessante para saber se esses carros serão bem sucedidos, e se os protótipos se transformam em carros mais exequíveis. Se a ideia não for tão boa como está a ser vendida ao público, daqui a 20 anos vamos olhar para trás e rir-nos desta enxurrada de carros híbridos desportivos.
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