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© foto de grendelkhan, licença: Atribuição
Muitos insetos viajam recorrendo a regras simples e lógicas que determinam para onde ir e porquê, mas estas regras são frequentemente implementadas para criar comportamentos muito complexos. Um investigador de trânsito da Carnegie Mellon University aplicou este conhecimento para o tráfego humano e criou um semáforo inteligente.
A solução de Ozan Tonguz baseia-se na comunicação veículo-veículo que envia dados de estrada entre os carros na via. Esta tecnologia já está a ser testada em Ann Arbor, Michigan.
Com o sistema de Tonguz, o semáforo vai receber dados de trânsito. Verifica a direção que regista a maior quantidade de tráfego e muda para sinal verde nesse sentido. Quando o trânsito diminuir de modo a que a outra direção tenha mais carros em aproximação, o semáforo muda para deixar passar esses carros.
Tonguz afirma que, em simulações de computador, o sistema permite diminuir o tempo de viagem diária entre 40 a 60% relativamente aos semáforos atuais. Já foram concedidos cerca de 157.6 milhões de euros à sua pesquisa para cumprir testes em cenários reais.
No mundo real o semáforo de Tonguz pode precisar de alguns ajustes. Se as ruas não tiverem quantidades semelhantes de trânsito, alguns condutores podem acabar por esperar mais do que com os sistemas atuais até se juntarem condutores suficientes para compensar a rota mais popular.
No entanto, estima-se que ainda tenhamos uma década ou mais pela frente até que os carros sejam equipados com comunicação veículo-veículo.
Fonte: Gizmag