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A RenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
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junta-se ao leque de marcas de automóveis que estão a investir na futura comercialização de automóveis com a tecnologia de condução autónoma. A marca francesa apresentou o Next Two, um protótipo elétrico autónomo baseado no ZoeRenault ZoeFrança, 2012 > presente7 fotografias
, equipado com tecnologia que deve chegar ao mercado em 2020.
Graças à utilização de tecnologia de sensores o Next Two permite que algumas das funções de condução sejam entregues ao veículo. Por exemplo, durante o trânsito congestionado, até 30km/h, o Next Two pode conduzir sozinho. O veículo está também equipado com o sistema de estacionamento automatizado Valet, que permite que o Next Two estacione de forma completamente autónoma em parques de estacionamento preparados especificamente para este tipo de veículos.
“Graças ao protótipo autónomo Next Two o objetivo da Renault é assumir desde já uma posição neste campo da tecnologia avançada que acreditamos vai chegar ao mercado por volta de 2020. Com o Next Two pretendiamos combinar os mundos da condução delegada e da conectividade. Além de melhorar a segurança a condução autónoma também vai dar mais tempo aos condutores. Estar ligados vai-lhes permitir aproveitar ao máximo este tempo extra, proporcionando-lhes o acesso a novos serviços no carro, tais como vídeo-conferências, lojas on-line, informações sobre viagens e muito mais,” afirma o CEO da Renault-Nissan, Carlos Goshn.
A Renault acredita que é essencial que um modelo com este tipo de tecnologia seja acessível, além de que a própria tecnologia terá de estar bem desenvolvida de forma a poder ser equipada nos modelos de produção.
Tecnologia Autónoma
A delegação de funções de condução depende fundamentalmente do hardware ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que vai ser comercializado a partir de 2014. O sistema baseia-se em dois sistemas principais de deteção que analisam o ambiente em torno do veículo utilizando um sensor no pára-choques da frente e uma câmara, localizada na base do espelho retrovisor, além de um campo de ultra-som em torno do veículo. Todos estes sistemas são coordenados por uma unidade de controlo.
O sensor de frente é utilizado para analisar o que está à frente do veículo, calcula a distância além da velocidade a que se move. A câmara serve para detetar as marcações laterais no piso de forma a ser capaz de posicionar corretamente o veículo na faixa de rodagem. Os dados recebidos pelo sensor e pela câmara são encaminhados para um sistema de supervisão que, por sua vez , comunica com as unidades de controlo para a direção elétrica, para o motor e o pedal de travão dissociado.
De forma a manter o veículo na mesma via, envia ao sistema de direção uma instrução sobre o ângulo a seguir . A calculadora deve, acima de tudo, garantir constantemente que não existem contradições entre as diversas instruções enviadas para a direção, motor e travões, de forma a evitar que o carro acelere a meio de uma curva, por exemplo, ou que trave de repente devido a uma deteção mais tardia.
Este sistema inteligente é o que diferencia as funções de condução delegadas do Next Two e as funções ADAS, como Automotive Cruise Control e o Lane Keeping Assist, que já estão disponíveis atualmente.
Conectividade
O Next Two está ainda equipado com um router móvel multi-padrão que é capaz de alternar entre uma rede e outra para garantir o melhor sinal possível. Em conformidade com os requisitos e com os canais disponíveis num determinado momento, o Next Two conta com as seguintes ligações: 2G, 3G, 4G, Wi-Fi, Wi-Fi onda, Hotspot e Bluetooth.
Com uma plataforma multimédia open source instalada, o Next Two é compatível com Android, IOS, Windows 8 e todos os outros sistemas operativos. Os condutores e passageiros podem ainda aceder a todos os serviços relacionados disponíveis na Cloud.
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