Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
O EuroNCAP testou 33 carros em seis categorias em 2013 e o carro mais seguro da Europa, quando consideradas as pontuações de segurança de adultos e crianças, não é europeu. Em vez disso foi o modelo desenvolvido e produzido na China, o sedan Qoros 3 que levou para casa o título do carro mais seguro da Europa em 2013.
O Q3 obteve a combinação de pontos mais elevada de segurança de adultos e crianças entre todos os carros testados em 2013. A pontuação de 77% na segurança de peões foi a segunda mais elevada entre os carros testados, enquanto que os 81% obtidos em termos de auxiliares de segurança lhe deram mais um segundo lugar, desta vez empatado com outro modelo.
O EuroNCAP também divulgou os sete carros mais seguros por categoria este ano, onde também está incluído o Qoros 3.
"O Euro NCAP está em constante evolução, dando resposta à inovação da indústria e à expectativa do consumidor. É muito positivo que o número de quatro e cinco estrelas ainda seja significativo, apesar das exigências cada vez maiores", afirmou Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP.
O Zoe foi em 2013 o supermini mais seguro testado pelo EuroNCAP. O modelo recebeu uma classificação de segurança de adultos de 89%, 80% de segurança de crianças, 66% em termos de pedestres e 85% em sistemas auxiliares de segurança. No entanto, recebeu uma pontuação marginal no teste de "efeito chicote". O Zoe é o único carro elétrico entre os carros mais seguros de 2013.
O chinês Qoros 3 venceu a categoria de melhor carro compacto familiar. O modelo recebeu uma classificação de 95% na segurança de adultos, 87% na segurança de crianças, 77% na proteção de pedestres e 81% em termos de auxiliares de segurança. É impressionante que uma recém-criada marca chinesa consiga bater as principais marcas europeias já estabelecidas.
A Lexus venceu na categoria de familiar de grande porte com o híbrido IS 300h. O modelo alcançou uma classificação de 91% na segurança de adultos, 85% na segurança de crianças, 80% na proteção de pedestres e 66% em termos de auxiliares de segurança. O Euro NCAP não encontrou grandes problemas na segurança do carro.
O novo Maserati Ghibli foi o sedan executivo mais seguro de 2013. O veículo alcançou notas de 95%, 79%, 74% e 81% em termos de segurança de adultos, crianças, pedestres e auxiliares de segurança, respetivamente. No entanto, o carro obteve uma classificação marginal no "efeito chicote".
O Jeep Cherokee foi o todo-o-terreno compacto mais seguro de 2013. Nos testes do EuroNCAP o modelo obteve 92% na segurança de adultos, 79% na proteção de crianças, 67% na classificação de pedestres e 74% em termos de auxiliares de segurança. A principal desvantagem foi uma classificação marginal no "efeito chicote".
Houve um empate na categoria de MPV compacto este ano. Um dos vencedores foi o Kia Carens que obteve notas de 94%, 76% e 64% nos parâmetros de segurança de adultos, crianças e pedestres. Na classificação relativa a sistemas auxiliares de segurança o modelo da Kia obteve 81%.
O Ford Tourneo Connect foi o outro vencedor da categoria MPV compacto. O modelo alcançou uma pontuação de 94% na segurança de adultos, 85% na segurança de crianças, 62% na proteção de pedestres e 70% nos sistemas auxiliares de segurança. A única desvantagem foi uma má classificação na segurança dos peões na parte dianteira do capot.
EnciclopédiaQoros |