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Com uma pontuação global de 85%, a nova geração do Renault Clio, que chega aos mercados em setembro, recebeu uma avaliação de cinco estrelas nos testes de segurança da EuroNCAP.
Apesar de um endurecimento das exigências dos testes de segurança no início de 2012, o novo Clio obteve pontuações máximas na proteção de crianças, de pedestres e no equipamento de segurança. A nova geração apresentou melhorias relativamente ao modelo anterior e conseguiu estar entre os melhores do seu segmento.
Para a nova geração a RenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
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utilizou os registos de acidentes com a terceira geração do Clio, que foi o primeiro veículo da sua classe a obter a classificação máxima nos testes do EuroNCAP, para desenvolver soluções de segurança. Para garantir uma maior proteção dos ocupantes a nova arquitetónica do Clio foi desenvolvida de forma a que os sistemas de proteção sejam ativados mais rapidamente.
O novo Clio conta com uma série de novas tecnologias de segurança que permitiram que o modelo obtivesse uma pontuação de 32 pontos em 36 possíveis no que toca à segurança dos adultos.
Uma das inovações é a tecnologia Fix4Sure que assegura que num choque frontal os passageiros não escorregam por baixo do cinto de segurança. Isto é conseguido através de um pequeno alto no assento, para além da posição mais abaixo dos fixadores do cinto.
Tendo em conta que os impactos laterais são dos que podem provocar mais vítimas, dada a maior proximadade do impacto ao passageiro, o Clio foi equipado com uma nova tecnologia que lhe valeu oito pontos em termos de segurança lateral. Assim, dois sensores de impacto, instalados nas portas dianteiras e nos pilares B, permitem uma resposta mais rápida, além de que um algoritmo ajusta a forma como os novos airbags de cabeça e tórax são disparados de forma a estar de acordo com a gravidade do impacto.
Proteção de crianças
Nos testes de segurança de crianças o novo Clio obteve uma pontuação de 43 pontos em 49 possíveis, tornando-o num dos melhores veículos do segmento B neste parâmetro. Esta pontuação foi possível graças à utilização de cintos de segurança com três pontos de fixação no assento dianteiro e nos assentos laterais na parte traseira.
Proteção de pedestres
Para o novo Clio a Renault desenvolveu uma nova frente também com o objetivo de minimizar os ferimentos de pedestres em caso de atropelamento. Desta forma, o pára-choques não tem qualquer aresta saliente e a parte inferior do pára-brisas, que é geralmente bastante dura, foi desenvolvida de forma a diminuir os riscos de lesões em caso de impacto. Além disso o capot foi elevado 20mm de forma a introduzidir uma área que amolga mais facilmente entre a estrutura e a zona mais elevada do motor. Graças a uma pontuação de 24, em 36 possíveis, o Clio é também o melhor da classe em termos de proteção de pedestres.
Equipamento de segurança
Graças ao cruise control, limitador de velocidade e aos avisos auditivos e visuais da falta de cinto de segurança, o novo Clio alcançou a pontuação máxima de sete pontos o que lhe concede também a liderança na classe em termos deste parâmetro.
Lançado em 1990 no Salão de Paris, o supermini Renault Clio acaba de entrar na sua 4ª geração em 2012. Desde a sua introdução, o Clio é um dos carros mais vendidos da Europa. O modelo veio restaurar a posição de mercado da Renault depois dos difíceis anos 80. O Clio também é o único carro que recebeu por duas vezes (1991 e 2006), o Carro Europeu do Ano, a prova do seu sucesso e longevidade.
O primeiro Clio sucedeu ao Renault 5, em 1991, e veio com motores entre 1.2 L e 1.4 L a gasolina e 1.7 L e 1.9 L para unidades a diesel. O supermini foi eleito Carro Europeu do Ano em 1991 e desfrutou de grande popularidade entre os consumidores, tendo-se posicionado de forma consistente entre os modelos mais vendidos na Europa.
Em 1993 foi lançada a edição especial Renault Clio Williams. Limitada a 3.800 unidades, houve uma procura tão alta que a Renault produziu outras 1600 e rapidamente foram seguidas pelo Willams 2 e Williams 3. No total produziram-se 12.100 Clio Williams. Muitos destes carros foram usados para corridas e devido a danos o Clio Williams é hoje uma visão rara.
O Renault Clio II foi revelado em 1998 e apresentava um estilo mais curvilíneo do que o seu antecessor. O peso também foi reduzido pelo uso de componentes de plástico e alumínio. O novo Clio era oferecido com motores a gasolina 1.2 L, 1.4 L e 1.6 L e um motor diesel de 1.9 L. Em 2000 este Clio foi premiado com 4 estrelas Euro-NCAP, o que o estabeleceu como o mais seguro da sua classe.
Em 1999 a Renault adicionou uma versão mais potente à gama, o Clio 16V, que usava um novo motor 1.6 L de 16 válvulas. Todas as versões a gasolina beneficiaram desta introdução e foram substituídas por outros motores mais potentes e económicos de 16 válvulas.
A terceira geração do Clio Renault estreou em 2005 no Salão de Frankfurt. Foi desenvolvido em conjunto com a Nissan e com base na plataforma B da Nissan, partilhada com o Nissan Micra e o Note. Esta série era mais pesada, maior e mais cara do que a anterior. Mais perto da classe dos subcompactos, o Clio recebeu 5 estrelas EuroNCAP e foi eleito Carro Europeu do Ano em 2006.
Em 2009 a Renault apresentou o Twingo RS Gordini, uma versão hot hatch do seu pequeno Twingo com 133cv e em 2011 seguiu-se o Renault Clio Gordini. Veio substituir o Clio GT e posicionou-se entre o Clio base e o Sport Clio. Oferecido em variantes de três ou cinco portas, o Gordini destaca-se pelas suas listras Gordini brancas sobre o capot, teto e traseira.
A Renault revelou a 4ª geração do Clio em julho de 2012. A série tem um estilo mais elegante e uma vasta gama de motores e tecnologia disponíveis. O Clio de 2012 tem um nariz mais pontiagudo, faróis maiores e o manípulo da porta escondido no pilar C. A Renault planeia vender o Clio apenas como versão de cinco portas e vai oferecer um conjunto de oito cores. O novo Clio estará disponível a partir de outubro de 2012.
EnciclopédiaRenaultClioClio Gen.4Clio TCe 120 | Motor -- Cilindrada 1200 cc Velocidade Máxima -- Transmissão 6, Dupla embraiagem Potência máxima 120 cv Carroçaria Hatchback Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual $ 651 |