Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Para algumas pessoas o nevoeiro pode ser uma das situações mais assustadoras para conduzir, especialmente se não estiveres habituado a ele. Este "banco de nuvens" denso que fica colado ao solo pode até lembrar-te as lendas das brumas de Avalon e dos cavaleiros do rei Artur, mas se fores apanhado no meio dele, pode tornar-se numa armadilha perigosa.
Não conseguires ver bem o traçado da estrada pode expôr-te a ti e aos outros condutores a situações perigosas, que, no limite podem acabar em tragédia. Precaução e visibilidade são pontos-chave quando se conduz com nevoeiro na estrada.
Mas porque para cada situação de condução existem alguns truques básicos, também existem alguns conselhos que podem ajudar a garantir a tua segurança neste tipo de condições meteorológicas. O Autoviva reuniu algumas dicas para guiar-te através da névoa. Esperamos que te sejam úteis.
Ao conduzir em condições de nevoeiro o mais importante é a visibilidade. Antes mesmo de pensares em arrancar deves sempre limpar as janelas e o pára-brisas e também garantir que todas as luzes estão a funcionar corretamente.
Assim que estiveres pronto para sair, deves ligar os faróis adequados. Usa as luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras se a visibilidade for inferior a 100 metros, mas não te esqueças de os desligar quando a visibilidade melhorar. Lembra-te que deixar as luzes de nevoeiro ligadas quando os faróis seriam suficientes é uma contra-ordenação.
Para ajudar a melhorar a tua visibilidade deves usar os limpa pára-brisas em modo intermitente de forma a limpar a humidade. O resultado pode não ser perfeito, mas vai certamente dar-te uma mãozinha numa situação de nevoeiro.
Dentro do carro também tens aliados que te podem ajudar a melhorar a visibilidade em caso de teres de enfrentar um dia de nevoeiro. Liga o aquecimento ou o ar condicionado e deixa-o ligado para manter o interior do vidro desembaciado.
Com o nevoeiro a prejudicar a visibilidade a melhor abordagem que podes ter será sempre a diminuição da velocidade e manter distância suficiente entre ti e o veículo que segue à tua frente. Deves certificar-te que és capaz de parar em segurança dentro do limite da tua visibilidade.
Não te esqueças que o nevoeiro é resultado das forças da natureza e por isso está em constante mudança. Por isso mesmo o nevoeiro pode não ter a mesma densidade o tempo todo e pode mudar ao longo da viagem. Caso se torne mais denso a melhor opção é abrandar para aumentar a segurança.
Não vais ter apenas problemas com a visibilidade em dias de nevoeiro, por isso e de modo a manteres-te a salvo de batidas traseiras deves travar suavemente, mas mais cedo do que o costume para as luzes de travagem alertarem os condutores atrás de ti.
Podes tomar as tuas próprias medidas para conduzir em segurança com nevoeiro, mas nunca sabes como as outras pessoas se vão comportar. Por isso deves ter noção que outros veículos podem estar a viajar sem as luzes acesas e o cuidado e atenção são necessários. Nos cruzamentos, baixa a janela e tenta ouvir o trânsito.
À medida que tentas manter-te na estrada através do nevoeiro denso, sofres com a dor excruciante de não saber quando e onde vai acabar esse sofrimento e isso vai definitivamente deixar-te cansado. Por isso, se o nevoeiro se prolongar durante quilómetros deves fazer várias paragens ao longo do caminho.
Com pouca visibilidade os outros condutores podem não te ver bem se precisares de sair do carro. Portanto deves, sempre que possível, usar roupas com cores vibrantes que podem ser vistas mesmo em situações de nevoeiro.