Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis revelou que a venda de veículos na Europa está no nível mais baixo das últimas décadas. Estas notícias pouco animadoras para os fabricantes podem ser uma verdadeira benção para os revendedores de carros usados que podem esperar mais clientes à procura de uma opção mais barata em segunda mão.
Mas é claro que, apesar de ser uma escolha mais económica, a compra de um carro já usado também tem os seus riscos e os compradores devem seguir alguns passos fundamentais ao escolher um potencial carro "novo".
Encontras a seguir uma lista das coisas mais importantes a ter em atenção quando se trata de comprar um carro usado.
Procura relatórios sobre a fiabilidade dos veículos que podem dar-te uma orientação sobre quais os modelos que são uma aposta segura e quais tendem a causar problemas a médio e longo prazo.
Turbos rebentados, correntes quebradas, motores sobreaquecidos, tudo isso e muito mais pode resultar do atraso da mudança de óleo ou da utilização do óleo errado. Pede o historial de manutenção e lê cuidadosamente. Se estiver a aproximar-se a altura de fazer uma revisão negoceia o preço, mas se não existirem registos de revisões e outros serviços de manutenção então vira as costas e continua à procura.
Verifica se todas as luzes do painel de instrumentos como o ABS e controlo de estabilidade estão a funcionar. Certifica-te de que todos se iluminam quando ligas a ignição e se apagam quando arrancas o motor. Confirma no manual de instruções se não tiveres a certeza de que já as viste todas.
Depois de ligares o motor ouve com atenção durante os primeiros segundos, qualquer batida ou barulho pode ser um mau sinal. Fumo cinzento a sair pelo tubo de escape é sinal de um motor gasto, confirma-o depois de fazeres o test drive quando o motor estiver quente.
Para além de estar atento a sons vindos da suspensão em estradas irregulares, tenta parar o carro em ritmos diferentes, suave e rapidamente. O motor nunca deve parar quando o carro pára e as rotações não devem cair até valores muito baixos e voltar a subir até valores elevados rapidamente.
Rejeita um carro se tiveres algum tipo de dúvida. Escolher um carro é por norma uma decisão emocional, quando na realidade deveria ser uma escolha racional. Em caso de dúvida, pede uns dias para pensar e só depois é que deves tomar a tua decisão.