Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Com o outono vem chuva e tempestades.
Ao iniciar uma viagem nesta época do ano, os condutores devem estar particularmente atentos e seguir algumas regras, a fim de evitar colocar a sua própria segurança e a dos outros em risco.
A chuva forte pode ocorrer num ápice e durar semanas. A humidade, visibilidade restrita, ventos fortes e inundações são alguns dos desafios que um condutor tem de enfrentar.
Na galeria abaixo poderás encontrar uma revisão das coisas mais importantes a não esquecer durante a condução na chuva de outono.
Antes de arrancar numa nova viagem deves preparar os reguladores de aquecimento, para estares pronto para a condensação que cobre os pára-brisas assim que começa a chover. Em vez de os ajustar ao conduzir, o que te vai obrigar a desviar a atenção da estrada, deves ter isto preparado desde que entras no carro.
A humidade aumenta a distância de travagem, por isso modera a velocidade. Também deves duplicar a distância entre o teu carro e o veículo que está à tua frente, isso pode não só evitar um acidente mas também evita que sejas atingido por salpicos de água no teu pára-brisas.
Tenta antecipar o que vem a seguir e mantém a atenção na estrada. Planear com antecedência vai permite-te conduzir sem manobras bruscas que podem ter consequências negativas, especialmente em superfícies molhadas e escorregadias.
As tempestades de outono podem trazer fortes rajadas de vento que atingem o carro com força e, de repente, mudam de direção. Deves reagir rapidamente para recuperar o controlo, por isso mantém sempre as mãos no volante e a atenção nos outros veículos que podem mudar a sua trajetória inesperadamente.
Em caso de aquaplanagem os sistemas de cruise control podem causar problemas, por isso desativa este sistema de assistência quando estiveres a conduzir sobre um piso molhado.
Mesmo durante o dia, mantém as luzes acesas se estiver a chover. Se precisas de ativar as escovas para limpar o pára-brisas também deves ligar os faróis para te certificares que és visível no trânsito e que também tens uma boa visão.
... conduz na zona mais alta da estrada. Evita conduzir em direção à água, pois pode ser difícil voltar a sair. Uma vez em águas profundas, mantém o pé no acelerador para evitar a entrada de água através do tubo de escape. Quando voltares a terra, seca os travões antes de os usar através da aplicação de uma ligeira pressão nos travões à medida que avanças ao longo de alguns segundos.
Outras dicas de condução: