Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
O nosso jardim à beira-mar plantado é consensualmente conhecido como um dos países mais temperados e com clima mais ameno da Europa. Como tal, as vagas de frio não são, geralmente, tão fortes e a formação de gelo nas estradas não é tão comum como noutros países.
Claro que existem alguns locais no país que quase todos, senão mesmo todos os anos, têm de enfrentar as estradas geladas, mas a verdade é que muitas pessoas em Portugal não sabem sequer qual é a sensação de conduzir sobre o gelo.
Uma estrada gelada pode tornar-se numa verdadeira casca de banana para o carro no caso de um condutor ser apanhado desprevenido ou se não souber como reagir. Algumas reações automáticas que temos em situações de piso normal são praticamente proíbidas quando estamos a falar de gelo na estrada.
Por isso é necessária a máxima atenção e existem alguns ensinamentos básicos que ajudam os condutores a guiarem de forma mais segura sobre o gelo. Desta feita e especialmente a pensar naqueles que nunca conduziram sobre o gelo e porque também nunca é demais recordar, o Autoviva juntou algumas dicas base para uma condução mais segura quando enfrentarem as estradas geladas.
Deves ter sempre à mão um descongelante ou algo para o raspar o gelo do teu vidro. Antes de arrancar, certifica-te que limpaste todo o gelo ou condensação de todas as janelas e espelhos para otimizar a visibilidade.
Quando arrancares fá-lo em segunda, depois vai soltando a embraiagem e acelerando suavemente, de forma a evitares as altas rotações. Este procedimento irá evitar que as rodas patinem.
Enquanto conduzes deves manter-te sempre em mudanças mais altas e também não deves conduzir muito depressa para evitares possíveis perdas de controlo.
As distâncias de travagem devem aumentar pelo menos 10 vezes quando houver gelo na estrada. Deves deixar uma grande distância entre o teu carro e o carro que segue à tua frente e planear todos os teus movimentos para que não tenhas de confiar inteiramente nos teus travões para parar. Não te esqueças que no gelo eles podem não fazer exatamente aquilo que pretendes deles.
Se estiveres a conduzir numa estrada com gelo e de repente o teu carro perder aderência deves tirar o pé do acelerador e apontar as rodas da frente na direção que pretendes seguir. Mantém a calma e segura bem o volante.
Sempre que possível deves manter-te nas estradas principais já que é mais provável que elas tenham sido limpas ou tratadas. Também não te deves esquecer que depois do frio ter acabado, o gelo pode permanecer em algumas áreas com sombras de árvores e edifícios.
Nestas situações de gelo nas estradas também é melhor ter cuidado com o sítio onde estacionamos. Dependo do sítio podemos ver-nos envolvidos no acidente de outra pessoa. Por isso deves optar, de preferência, por estacionar em locais fora de estrada, ou em ruas que já foram limpas ou tratadas.