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De acordo com um estudo realizado pela Associação de Condutores alemã ADAC, os condutores de carros de alta cilindrada têm uma reputação particularmente má no que toca a agentes provocadores de trânsito. Os participantes do estudo afirmaram que as manobras mais abusivas pertencem especialmente ao repertório dos condutores de BMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
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(50,6 por cento), MercedesMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
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(32,2 por cento), AudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
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(25,9 por cento) e PorschePorscheAlemanha, 1931 > presente43 modelos
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(8,7 por cento).
Mas para além da potência parece que também a cor do carro pode ser um indicador dos comportamentos mais agressivos nas estradas. Um carro preto é visto negativamente por 43,5 por cento dos entrevistados e 9,7 por cento imaginam um condutor agressivo quando vêem a aproximação de um carro prateado.
O estudo também descobriu que a maioria do condutores alemães já foram vítimas, pelo menos uma vez, de comportamento agressivo nas estradas da Alemanha. A Autobahn é especialmente famosa por ser um ambiente difícil de conduzir, com mais de metade dos condutores a afirmarem terem sido alvo dos aceleras. No trânsito citadino, a percentagem de pessoas afectadas é de 23 por cento enquanto que nas estradas nacionais se fica pelos 16 por cento.
Ironicamente, apesar de 80 por cento dos inquiridos se ter sentido provocado por condutores mais agressivos, 30 por cento dos inquiridos afirma também que se sente provocada pela condução demasiado lenta de outros condutores. Além disso o comportamento agressivo no trânsito parece estar em ascensão, como um em cada cinco inquiridos a acreditar que a agressividade tenha aumentado nos últimos anos.
Este estudo foi realizado na Alemanha, mas achas que ele também pode ser considerado válido para Portugal? Conta-nos as tuas experiências de bullying nas estradas nacionais!