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© imagem cedida por: Formulec
A FIA criou um novo campeonato de carros elétricos chamado o Fórmula E, onde os carros serão movidos exclusivamente a eletricidade. A competição será comandada pelo empresário Enrique Bañuelos como CEO, pelo proprietário de equipa, Alejandro Agag, Lord Drayson da Drayson Racing Technologies e Eric Barbaroux, diretor da empresa automóvel elétrica "Electric Formula".
O campeonato irá ter corridas de demonstração em 2013, mas a competição a sério só vai começar em 2014 com pelo menos 10 equipas e 20 pilotos. O plano é correr em grandes cidades mundiais. O Rio de Janeiro, no Brasil, já foi confirmado como a primeira cidade a realizar uma corrida em 2014. O Príncipe Alberto do Mónaco também expressou interesse em organizar uma prova.
O objetivo do campeonato passa por focar-se em corridas citadinas já que pretende que exista uma ligação natural entre os carros e as cidades. As corridas serão disputadas num único dia, incluindo as eliminatórias. A qualificação será feita num formato playoff com dois carros a competirem um contra o outro ao mesmo tempo.
Uma das características mais negativas do campeonato é que os pilotos terão de trocar de carro no meio da corrida. As baterias dos carros não têm energia suficiente para abastecer o carro para uma corrida inteira, pelo que no meio da corrida durante as paragens na boxe, o piloto terá que mudar fisicamente de carro.
Este poderá mesmo um grande obstáculo financeiro da competição. Se os organizadores querem 10 equipas com dois pilotos, mais dois carros para cada piloto, isto significa que cada equipa terá de ter pelo menos quatro carros, o que pode ficar incrivelmente caro uma vez no caso de haver algum tipo de acidente ao longo da competição.
"Estamos satisfeitos com este acordo com a Fórmula E Holdings pois trazem uma experiência muito forte no desporto automóvel. Esta série espetacular oferecerá entretenimento e uma nova oportunidade de partilhar os valores e os objetivos da FIA", disse o presidente da FIA, Jean Todt. As equipas serão capazes de produzir o seu próprio chassis e motores ou utilizar o Formulec EF 01 no caso de não terem o seu próprio carro.
A EF 01 tem uma velocidade máxima de 250 km/h e é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em três segundos. O carro utiliza uma transmissão de duas velocidades e a bateria carregada permite que o carro funcione durante 20 minutos. O tempo de carregament dura cerca de 1 a 1 hora e meia. A Siemens é a responsável pela construção do motor elétrico e o quadro pertence à Mercedes GPMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
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. A Formulec refere que o desempenho do carro é semelhante ao de um carro de Fórmula 3.