Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Foram necessários cerca de cinco anos, mas depois de muitas negociações e pelo menos um caso em tribunal, a ChryslerChryslerEstados Unidos da América, 1925 > presente70 modelos
873 fotografias
1 video
é oficialmente uma subsidiária integral da FiatFiatItália, 1899 > presente159 modelos
4864 fotografias
35 vídeos
. O negócio passou a ser oficial no dia 21 de janeiro quando a Chrysler e a Fiat América do Norte pagaram, respetivamente, 1.39 e 1.28 mil milhões de euros ao Fundo VEBA. Ambos os pagamentos foram financiados através de dinheiro em caixa.
O CEO da Fiat, Sergio Marchionne, tem vindo a tentar completar a compra da Chrysler desde que a marca comprou as primeiras ações na empresa em 2009. A Fiat tinha o direito de comprar uma parcela de 3.3% das ações da Chrysler a cada seis meses, mas o valor por ação começou a ser discutido logo no início. A VEBA, que possuía as ações, disse que o preço deveria ser baseado na avaliação atual da empresa, mas a Fiat sentia que cada 3,3% das ações deveria ter o mesmo preço, baseado no valor da compra inicial, em 2009.
Os dois lados acabaram por se enfrentar em tribunal em relação à discussão do preço das ações, mas os resultados foram inconclusivos. O juiz decidiu que a VEBA estava a pedir demais, mas que o preço da Fiat era demasiado baixo.
A VEBA exerceu o seu direito de iniciar um processo de oferta pública inicial da Chrysler e colocar a empresa na Bolsa de Nova Iorque. Esta chegou a ser considerada uma tática de marketing na época, porque com a empresa em bolsa, o preço teria provavelmente subido para além do que a Fiat poderia pagar. Este procedimento acelerou as negociações e fez com que fosse provável a conclusão da fusão até ao final do primeiro trimestre de 2014, altura em que estava prevista a entrada em bolsa da Chrysler.
A Chrysler também vai pagar 511 milhões de euros à VEBA em quatro parcelas iguais anuais para manter o acordo coletivo de trabalho existente entre o sindicato United Auto Worker e a Chrysler.
O próximo passo para a fusão não é inteiramente conhecido. Existem rumores de que a Fiat possa vir a transferir a sua sede para os Estados Unidos para tirar proveito do sistema de impostos mais favoráveis no país. A marca italiana também tenciona produzir modelos JeepJeepEstados Unidos da América, 1941 > presente33 modelos
965 fotografias
4 vídeos
em Itália para preencher a capacidade das suas fábricas subutilizadas.
EnciclopédiaChrysler |