Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Durante a exposição Composites Europe em Dusseldorf, na Alemanha, a FordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
2522 fotografias
11 vídeos
está a mostrar um Ford FocusFord Focus Gen.3 [III]Estados Unidos da América, 2012 > presente10 versões
23 fotografias
com aspeto bastante normal que pode mudar a empresa. A Ford Europa e a Dow Automotive Systems têm vindo a desenvolver componentes em plástico reforçado de fibra de carbono (CFRP) que são mais baratos e mais facilmente produzidos em massa do que os painéis de fibra de carbono atuais.
O capot de CFRP no Focus pesa menos 50% do que a versão de aço padrão utilizada atualmente no Focus, mas o verdadeiro avanço é que ele pode ser produzido com rapidez suficiente para ser utilizado na linha de produção da Ford. O capot apresentado no Focus é cinco vezes mais resistente e duas vezes mais duro que a versão de aço.
"Não é nenhum segredo que a redução de peso de um veículo pode oferecer grandes benefícios em termos do consumo de combustível, mas um processo de produção rápida e acessível de peças de fibra de carbono de automóveis em grande número nunca esteve disponível", referiu Inga Wehmeyer, Engenheira de Investigação de materiais avançados e processos do Centro Europeu de Investigação da Ford.
A Ford e a Dow continuam a desenvolver o processo de utilização de fibra de carbono e componentes de CFRP para carros produzidos em massa. As duas empresas pretendem reduzir os preços e aumentar a taxa de produção. A Ford acredita que pode reduzir o peso do automóvel em 340 kg por veículo até ao final da década se esta tecnologia continuar a desenvolver-se como tem acontecido até à data.
O processo que a empresa tem desenvolvido utiliza um pré-formado têxtil de fibra de carbono impregnado com uma resina de endurecimento. Em seguida, duas camadas de CFRP são ensanduichadas entre um núcleo de espuma.
EnciclopédiaFord |