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Com apenas seis gerações em 50 anos, o novo FordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
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MustangFord Mustang 6Estados Unidos da América, 2015 > presente16 versões
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continua a ser uma grande notícia no mundo automóvel. A marca norte-americana acaba de lançar a sexta geração do modelo online, mas só dentro de algumas semanas é que o público vai ter a oportunidade de o ver ao vivo.
"O olhar visceral, o som e o desempenho do Mustang ressoam nas pessoas, mesmo que elas nunca tenham conduzido um. O Mustang é definitivamente mais do que apenas um carro - é o coração e a alma da Ford", afirmou Raj Nair, Diretor de Desenvolvimento de Produtos Globais da Ford.
A Ford sentiu claramente que o design do atual MustangFord Mustang Gen.5Estados Unidos da América, 2005 > 201454 versões
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era mais adequado ao criar o novo carro. O visual é bastante semelhante, mas foi-lhe acrescentado uma nova grelha, um novo formato dos faróis e um capot muito vincado e ventilado. Em termos de dimensões, a nova geração tem um tejadilho mais baixo, eixos mais largos e um pára-brisas mais inclinado.
Na frente, a forma da grelha da sexta geração do Mustang foi adaptada de outros modelos atuais da gama da Ford, mas foi achatada. Tem o mesmo formato hexagonal de outros veículos, mas é mais baixa e mais larga. Os faróis foram reformulados para envolver a parte dianteira da carroçaria, ao contrário de gerações anteriores. Os faróis LED foram incorporados nos cantos internos, em vez dos cantos externos, como no modelo atual. Finalmente o capot tem uma forma completamente diferente, que é fortemente vincada e ventilada. Existem dois grandes vincos que vão desde o pára-brisas até muito perto do centro do capot. Perto dos pára-lamas foram colocadas duas entradas de ar no capot. Pode parecer um pouco excessivo em algumas das fotos, mas pode resultar bem na estrada.
De perfil, o último carro é totalmente Mustang e não há forma possível de o confundir com outra coisa. Tem o mesmo capot comprido e a forma suave do tejadilho característicos do Mustang desde que o fastbackFord Mustang FastbackEstados Unidos da América, 1965 > presente5 fotografias
foi revelado em 1965. A única grande mudança é uma linha que vai desde os pára-lamas dianteiros, ao longo das portas e que desaparece momentaneamente nos pára-lamas traseiros e regressa novamente na traseira. A linha serve para acentuar os pára-lamas traseiros e fazê-los parecer mais musculosos.
A parte traseira do Mustang recebe uma grande reformulação, com uma forma e design totalmente novos. De todo o design é a parte mais retro da sexta geração do Mustang. É parecida à dos Mustangs do final dos anos 60 com um painel traseiro preto e fortemente esculpida, com faróis sequenciais.
A Ford promete que uma versão descapotável será adicionada mais tarde. Essa versão vai receber uma nova capota multicamadas de pano com melhor isolamento sonoro, que abre e fecha automaticamente duas vezes mais rápido do que aquela que está equipada no modelo atual.
Por enquanto a Ford não revelou muitos detalhes sobre o interior do carro. A sexta geração do Mustang vai estar disponível com os sistemas botão de arranque, Sync, MyKey e Shaker Pro da Ford. Através da única imagem revelada do interior do novo Mustang é possível perceber que a qualidade interior foi melhorada.
Motorizações confirmadas, mas sem valores de potência
A Ford já deixou bem claro que o novo Mustang será vendido na Europa e isso significa que o modelo também deve respeitar as regulamentações de emissões da UE. Por esse motivo a marca vai adicionar um novo motor turbo 2.3 de quatro cilindros que será oferecido em todo o mundo.
Em relação às moorizações a Ford ainda não revelou os valores de potência do novo Mustang, mas a gama vai incluir um V8 de 5.0 litros, um V6 de 3.7 litros e o 2.3 litros turbo de quatro cilindros.
O V8 e V6 são transportados da geração atual, mas vão receber algumas atualizações de desempenho no carro novo. Atualmente o V8 produz 420cv e o V6 305cv. No entanto, a Ford promete melhorias para o V8 como válvulas maiores, novos eixos de comando, novos cabeçotes e bielas forjadas que vão fazer aumentar o desempenho relativamente à versão atual.
A Ford afirma que o motor de 2.3 litros deverá ter uma potência de 300cv e que o modelo vai oferecer um consumo que será líder na sua classe. O motor utiliza um turbocompressor twin-scroll para aumentar a potência e a eficiência.
As transmissões serão transferidas da geração atual com uma manual de seis velocidades ou uma automática de seis velocidades disponíveis.
A suspensão recebeu um upgrade completo com um novo subframe dianteiro que é mais rígido com uma suspensão MacPherson dianteira de dupla rótula, que também permite travões maiores. A traseira recebe uma nova suspensão traseira independente integral-link.
O Mustang original foi colocado à venda a 17 de abril de 1964 e para assinalar o 50º aniversário do carro, cada veículo da sexta geração vendido em 2014 vai receber um logótipo no painel de instrumentos de reconhecimento da comemoração.
"Desenvolvemos um novo Mustang de baixo para cima que é mais rápido, mais bonito, mais refinado e mais eficiente, sem perder o apelo natural que as pessoas têm associado ao Mustang ao longo de meio século," afirmou Dave Pericak, Engenheiro Chefe do Ford Mustang.
Estes detalhes dão uma boa ideia sobre a sexta geração do Mustang, mas vamos ter que esperar para saber alguns detalhes realmente importantes, como o peso, os valores de potência oficiais e o preço.
Fica a saber um pouco mais sobre as várias gerações do Mustang na galeria abaixo:
Com o Mustang, a Ford inventou uma nova classe automóvel, o "pony car", e as marcas rivais apressaram-se a criar carros da mesma categoria. Os primeiros 18 meses de produção do Mustang ficaram na história como a estreia de um carro mais bem sucedida de sempre. Depois de mais de 40 anos, o coupé ainda é produzido e a Ford ainda vende cerca de 150,000 Mustangs a cada ano.
Em 1964 a Ford lançou o primeiro Mustang. Herdou muitas partes de outros modelos da Ford, como o Falcon e o Fairlane. Apenas cinco meses após a sua introdução, o Mustang recebeu um facelift e continuou a ficar maior e mais pesado a cada ano. A primeira geração do Mustang tinha motores centrais e frontais. O modelo de base debitava 120 cv enquanto que o topo de gama desenvolvia 385 cv.
A segunda geração do Mustang foi lançada em 1974. Após o alargamento contínuo da primeira geração até 1973, a Ford decidiu diminuir drasticamente o seu tamanho até se aproximar ao máximo ao modelo original. Forma e styling, bem como características mecânicas, foram reformuladas de modo a assemelhar-se mais ao modelo de 1964, mas com um desempenho mais elevado.
Um novo Mustang, a geração III, foi revelado em 1979. Ao longo dos anos foram feitas alterações ao Mustang no styling do interior e exterior, dando-lhe mais conforto e um visual modernizado. A potência também foi amplificada ao longo dos anos de produção do Mustang III. A Ford voltou ainda a acrescentar o Mustang GT de alto desempenho à linha de 1982.
15 anos após a última principal alteração do Mustang, em 1994, a Ford lançou a sua quarta geração. A revista Motor Trend nomeou o Mustang Carro do Ano pela terceira vez. Os motores do Mustang IV variavam de um motor base de 3,8 litros até ao topo de gama de 5.4 litros Cobra R. Com o passar dos anos a potência oferecida nas versões standard passou de 145 para 190 cv.
A Ford introduziu a quinta geração bastante renovada do Mustang, em 2004, no Salão Automóvel Internacional Norte Americano. O carro renovado foi um sucesso imediato em termos de vendas. Em 2012 o Mustang atual recebeu um pequeno facelift. As melhorias incluiram um exterior renovado e o motor V8 de 5.0 litros lançado em 2010 recebeu um aumento de potência.
EnciclopédiaFordMustangMustang 6Mustang 2.3 Ecoboost | Motor Linha 4 Cilindrada 140 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 6, Manual Potência máxima 305 cv @ 5500 rpm Carroçaria Fastback Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |