Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Os Serviços Secretos norte-americanos não brincam em serviço quando se trata de preservar a segurança daquele a que muitos ainda chamam o homem mais importante à face da Terra, o Presidente dos Estados Unidos da América.
Ontem à noite Obama voltou a conquistar o eleitorado e assegurou um novo mandato na Casa Branca e a oportunidade de se fazer transportar na versão 2013 da limusina mais segura do planeta.
A Cadillac, marca que já cria carros presidenciais para os Estados Unidos desde 1919, continua a ser responsável pelo modelo que transporta o Presidente. A Presidential Limousine, também apelidada de “The Beast”, ou A Besta, é construída com base na plataforma do SUV Suburban da Chevrolet, pesa oito toneladas e é produzida com uma técnica de sanduíche de aço, cerâmicas e uma espuma especial. O resultado é um carro capaz de resistir ao ataque de um míssil.
Apesar de o carro parecer basicamente o mesmo que aquele que Obama utilizou durante o primeiro mandato, a partir de 2009, o novo modelo tem, segundo os Serviços Secretos norte-americanos, uma parte superior mais inclinada para melhorar a visibilidade a partir do interior.
Aqui ficam também alguns modelos presidenciais que fazem parte da história dos Presidentes dos Estados Unidos da América.
Com o Model M de 40 cavalos a vapor de 7 passageiros da White Motor Company o Presidente William Howard Taft foi o primeiro presidente dos EUA a usar exclusivamente automóveis, em vez do transporte a cavalo no exercício do mandato. Taft comprou este veículo para uso próprio com o seu próprio dinheiro entre a sua eleição e a tomada de posse.
O Presidente Woodrow Wilson também foi um adepto da utilização de carros em vez das carruagens puxadas a cavalos. Wilson foi um dos primeiros executivos a andar num Cadillac durante um desfile de vitória da 1ª Guerra Mundial nas ruas de Boston.
Um luxuoso Cadillac Town Car de 1928 foi utilizado pelo Presidente Calvin Coolidge. Nesta imagem, o presidente está de pé ao lado do seu automóvel equipado com equipamentos de rádio. Reparem nos fios aéreos na parte de trás do carro e o altifalante no estribo. O modelo é um Buick Sedan.
Em 1938, dois descapotáveis da Cadillac chamados Queen Mary e Queen Elizabeth foram entregues ao governo dos EUA. Com nomes de grandes transatlânticos da altura os veículos de 6.6m e 3.470 kg foram equipados com um arsenal de munição completo, rádios de duas vias e geradores pesados. Durável e fiável, os dois "Queens" serviram os presidentes Roosevelt, Truman e Eisenhower.
Em 1939, a Lincoln foi responsável pela construção do primeiro carro especialmente para uso presidencial. Era um Lincoln V12 descapotável que se chamava "Sunshine Special" e que foi usado por Franklin D. Roosevelt. A limusina estava originalmente equipada com uma sirene, luzes de funcionamento, um rádio de 2 vias, estribos extra-largos e pegas para os agentes dos Serviços Secretos.
Em 1941, um Cadillac Town Sedan blindado e originalmente propriedade de Al Capone, transportou o presidente. O carro foi confiscado pelo Departamento do Tesouro após a detenção de Capone. Roosevelt usou o carro Capone até ao seu "Sunshine Special" ter sido tornado à prova de balas, com blindagem para as portas, pneus à prova de bala, janelas espessas e compartimentos para armas.
Duas limusinas especiais Lincoln Cosmopolitan foram entregues à Casa Branca em 1950 para uso do presidente Truman. Por sugestão do presidente Eisenhower uma foi equipada com um tejadilho de vidro e ficou conhecida como "Top Bubble". Mais tarde, foi usada por Kennedy e Johnson. Deixou de ser utilizada em 1965 e está agora em exposição permanente no Museu Henry Ford.
O presidente Dwight D. Eisenhower, que era conhecido por ser um grande apreciador de automóveis, teve a oportunidade de andar num dos primeiros Cadillac Eldorados durante o desfile do Dia da Tomada de Posse em 1953.
A limusina do presidente John F. Kennedy, na qual foi assassinado era um Lincoln Continental descapotável de 1961 que tinha uma capota de bolha de acrílico. O carro foi adaptado com blindagem, um tejadilho sedan permanente, um novo interior, comunicações eletrónicas e vidro à prova de bala. O interior foi pintado de preto e foram feitas alterações para remover os danos causados pelo assassinato.
A administração Johnson usou três limusinas Lincoln Continental Executive de 1965. Duas eram para uso presidencial e uma para o Secretário de Defesa Robert McNamara, que era um ex-presidente da Ford Motor Company.
Um Lincoln comprido de 1968 foi utilizado em Washington DC e em Austin, no Texas, cidade natal de Johnson. Este veículo está em exposição no Lyndon Baines Johnson Library and Museum.
A administração de Nixon encomendou um Lincoln Continental equipado com blindagem, vidro à prova de bala com um motor 7.5 V8 e uma caixa automática C-6 de 3 velocidades. Este modelo também foi alterado várias vezes e também foi usado pelos presidentes Ford, Carter e Reagan. Esta foi a limusina em que Reagan estava prestes a entrar no momento da tentativa de assassinato em 1981.
Em 1983 a administração Reagan recebeu uma limusina Cadillac Fleetwood. Este carro foi usado pela primeira vez em fevereiro de 1983 para o desfile de aniversário do presidente Reagan no Illinois. Foi o último carro GM equipado com a caixa automática Turbo Hydra-Matic 400 de 3 velocidades e agora está em exposição na Biblioteca-Museu Presidencial Ronald Reagan em Simi Valley, Califórnia.
O Presidente George H. W. Bush usou um Lincoln Town Car modificado de 1989. Estava equipado com um motor EFI V-8 de uma pickup Ford F-250 Heavy Duty e uma caixa automática E4OD de 4 velocidades. O modelo está em exposição na Biblioteca Presidencial George Bush em College Station, Texas.
A série Presidencial Cadillac Fleetwood Brougham foi entregue à administração Clinton em 1993. De forma a minimizar as ameaças externas foram retirados quaisquer tetos de abrir ou solares. O modelo incluiu um motor Chevrolet 7.4 V8 com uma caixa automática de 4 velocidades 4L80E. O carro está localizado no Centro Presidencial Clinton, em Little Rock, no Arkansas.
Uma limusina Cadillac DeVille de 2001 foi entregue à administração Bush e foi substituída em 2005 por um Cadillac DTS (DeVille Touring Sedan).
A limousina Cadillac DTS de 2005 é uma versão personalizada blindada feita à mão da versão longa do Cadillac DTS construído sobre uma plataforma GM de tração integral. O veículo foi desenvolvido pela Centigon e usado pela primeira vez a 20 de janeiro de 2005, durante a segunda tomada de posse de George W. Bush. Agora serve de limusina presidencial alternativa que é frequentemente utilizada.
A atual limusina presidencial entrou ao serviço a 20 de janeiro de 2009. Os Serviços Secretos referem-se a este veículo fortemente blindado como "A Besta" e afirmam que é o carro mais seguro do mundo. O carro está selado, por exemplo, contra os ataques bioquímicos e na mala existe um banco de sangue com o tipo de sangue do Presidente.
EnciclopédiaCadillac |