Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
*Atualização: Então lembram-se como o Lewis Hamilton estacionou o carro depois de fazer a volta que lhe deu a pole position? Pois é, acontece que o carro ficou sem combustível na volta de regresso às boxes. As regras ditam que o carro deve regressar às boxes depois das qualificações e dar à FIA uma amostra de 1 litro de combustível. A FIA decidiu que Hamilton terá de começar a corrida do fim da grelha. Todos os piotos subiram um lugar pelo que a pole foi para Pastor Maldonado da Williams, e Fernando Alonso vai começar ao lado dele na partida para a corrida de amanhã.
Fonte: Autosport
Um circuito ensolarado e um clima agradável saudaram os carros no início da qualificação para o Grande Prémio de Espanha em Fórmula 1. A Pirelli trouxe apenas os pneus duros e macios para a corrida deste fim-de-semana o que significa que existem dois níveis entre os pneus. Quase todos os pilotos correram os pneus macios para a qualificação de forma a obterem a melhor qualificação possível e conseguirem uma maior longevidade durante a corrida.
Pastor Maldonado foi o homem mais rápido na pista durante a maior parte da primeira sessão, com uma volta de 1:23.380. No final da sessão Lewis Hamilton alcançou uma volta mais rápida de 1:22.583, o primeiro piloto do fim-de-semana abaixo do minuto e 22 segundos. Narain Karthikeyan esteve fora de ritmo durante a maior parte da sessão e não conseguiu transpôr a regra de 107%. Ao tentar alcançar uma volta rápida, com pouco tempo, Bruno Senna levou o carro para a gravilha. O piloto não ficou ferido, mas ficou de fora da qualificação. Os pilotos eliminados na primeira volta foram Karthikeyan, Pedro de la Rosa, Timo Glock, Charles Pic, Heikki Kovalainen, Vitaly Petrov e Bruno Senna.
No início da segunda parte da sessão, Hamilton melhorou o seu tempo anterior para 1:22.465, e Webber foi o segundo piloto a baixar dos 1:22 com um 1:22.977. Raikkonen e Grosjean também se juntaram ao clube a cerca de três minutos do fim do Q2 o que os colocou em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A temperatura da pista caiu um grau, e os tempos caíram vertiginosamente, com os 12 pilotos a baixarem do 1:22. A pista estava mais rápida o suficiente para empurrar Mark Webber para fora da sessão. Jensen Button foi também incapaz de conseguir um tempo de qualificação para a ronda final.
Kamui Kobayshi classificou-se para a ronda final, mas ele encostou o carro imediatamente após ter realizado a volta mais rápida com um problema técnico, não tendo corrido nenhuma volta na sessão final. Vettel saiu imediatamente para aproveitar a temperatura mais baixa, com a pista coberta de nuvens. O sol apareceu durante a sua volta, e Vettel entrou para os boxes durante aquela que teria sido a sua volta rápida. Hamilton estabeleveu uma volta de qualificação de 1:22.560 no início da sessão e Michael Schumacher abortou a sua volta rápida, tal como Vettel. Tal como tinha acontecido na ronda anterior, todos saíram para a pista nos últimos segundos. Por um breve momento parecia que Pastor Maldonado conquistaria a pole, mas Hamilton estabeleceu uma nova volta mais rápida de 1:21.707. Hamilton saiu da pista depois da sua volta rápida e parou o carro para poupar os pneus e combustível. Schumacher e Vettel colocou nenhum vezes durante a sessão para poupar pneus.
Os pneus tiveram um papel mais importante na qualificação de hoje. Primeiro, porque os pneus macios eram realmente a única opção para a qualificação, e depois por causa do seu desempenhono fio da navalha. Quando a temperatura da pista caiu um grau, os carros tornaram-se muito mais rápidos. Schumacher e Vettel nem sequer fizeram uma volta de qualificação na última fase da qualificação para economizar os pneus para a corrida. Foi a decisão certa? Só ficaremos a saber na a corrida de amanhã.
Posição | Piloto | Equipa | Tempo |
1 | Lewis Hamilton | McLaren-Mercedes | 1:21.707 |
2 | Pastor Maldonado | Williams-Renault | 1:22.285 |
3 | Fernando Alonso | Ferrari | 1:22.302 |
4 | Romain Grosjean | Lotus-Renult | 1:22.424 |
5 | Kimi Raikkonen | Lotus-Renault | 1:22.487 |
6 | Sergio Perez | Sauber-Ferrari | 1:22.533 |
7 | Nico Rosberg | Mercedes | 1:23.005 |
8 | Sebastian Vettel | Red Bull-Renault | No Time |
9 | Michael Schumacher | Mercedes | No Time |
10 | Kamui Kobayashi | Sauber-Ferrari | No Time |
11 | Jensen Botão | McLaren-Mercedes | 1:22.944 |
12 | Mark Webber | Red Bull-Renault | 1:22.977 |
13 | Paul di Resta | Force India-Mercedes | 1:23.125 |
14 | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | 1:23.177 |
15 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso-Ferrari | 1:23.265 |
16 | Daniel Ricciardo | Toro Rosso-Ferrari | 1:23.442 |
17 | Felipe Massa | Ferrari | 1:23.444 |
18 | Bruno Senna | Williams-Renault | 1:24.981 |
19 | Vitaly Petrov | Caterham-Renault | 1:25.277 |
20 | Heikki Kovalainen | Caterham-Renult | 1:25.507 |
21 | Charles Pic | Marussia-Cosworth | 1:26.582 |
22 | Timo Glock | Marussia-Cosworth | 1:27.032 |
23 | Pedro de la Rosa | HRT-Cosworth | 1:27.555 |
DNQ | Narain Karthikeyan | HRT-Cosworth | 1:31.122 |
EnciclopédiaMcLarenMP4-27 | Motor V 8 (90º vee) Cilindrada 146 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 7, Semi-automática Potência máxima -- Carroçaria Monolugar Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |