Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Historiador defende que Thatcher salvou indústria automóvel britânica

Apoio à British Leyland manteve vivas marcas em dificuldades

 
 
Slideshow
Rhys acredita que marcas como a Land Rover, Jaguar e Rolls-Royce sobreviveram porque Thatcher manteve viva a British Leyland

O antigo diretor do Centro de Estudos da Indústria Automóvel na Cardiff Business School, Garel Rhys acredita que o povo britânico deveria agradecer a Margaret Thatcher pelo estado atual das marcas britânicas. Segundo este, o apoio de Thatcher à British LeylandLeylandLeylandReino Unido, 1896 > 19204 modelos
entre 1979 e 1988 foi crucial.

De acordo com Rhys, o apoio de Thatcher a marcas britânicas como a Land RoverLand RoverLand RoverReino Unido, 1978 > presente15 modelos
1742 fotografias
9 vídeos
, a JaguarJaguarJaguarReino Unido, 1922 > presente53 modelos
2174 fotografias
16 vídeos
, a BentleyBentleyBentleyReino Unido, 1919 > presente37 modelos
1460 fotografias
5 vídeos
e a permitiu que estas se aguentassem o tempo suficiente até serem compradas por grupos estrangeiros. Thatcher também atraiu marcas japonesas a começarem a produzir carros no Reino Unido, o que acabou por se revelar um sucesso absoluto.

"O governo de Thatcher criou a base para a indústria automóvel britânica atual com o dinheiro que gastou na British Leyland", explicou Rhys.

Thatcher ficou famosa pela sua oposição contra a existência das empresas estatais e privatizou muitos setores de negócios na Grã-Bretanha que tinham sido anteriormente nacionalizados. No entanto, a Dama de Ferro nunca privatizou a British Leyland e apoiou-a com 3.3 mil milhões de euros entre 1979 e 1988.

A British Leyland foi criada em 1968 quando a British Motor Corporation se fundiu com a Leyland para controlar quase todas as marcas da indústria automóvel britânica à exceção da FordFordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
2522 fotografias
11 vídeos
e da VauxhallVauxhallVauxhallReino Unido, 1857 > presente31 modelos
801 fotografias
6 vídeos
. No seu apogeu, as marcas British Leyland chegaram a ter uma quota de mercado de 40% no Reino Unido.

Em meados dos anos 80, o apoio à British Leyland começou a diminuir. O grupo vendeu as marcas de camiões em 1987 e vendeu ações da Jaguar, em 1984, até que a Ford acabou por comprar a marca em 1990.

"A Jaguar Land Rover resultou deste resgate. A MiniMINI (BMW)MINI (BMW)Alemanha, 2000 > presente15 modelos
2211 fotografias
7 vídeos
foi salva juntamente com os camiões Leyland DafDAFDAFHolanda, 1928 > presente7 modelos
30 fotografias
", referiu Rhys.

As últimas parcelas da British Leyland terminaram em 2005 quando finalmente a Rover encerrou e foi comprada pela SAICShanghaiShanghaiChina, 1958 > 19792 modelos
.

Enciclopédia
LeylandLeyland

2 comentários

Miguel_M
É uma opinião bastante válida. Thatcher podia não ser a personalidade mais popular nem mais consensual, mas a verdade é que o seu legado ainda hoje é relembrado. Confesso que não fazia ideia de...
mais
15.04.2013 @ 18:32
realidade
Eu lembro-me dela pelas pessoas que morreram devido à sua teimosia.
15.04.2013 @ 20:59
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Carros ClássicosTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar