Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A Jaguar apresentou dois novos motores no Salão Automóvel de Pequim que irão fazer parte da gama da marca em todo o mundo. O primeiro é um motor 2.0l turbo de quatro cilindros, e o outro é um 3.0l V6 Supercharged que deverá encontrar um lugar no novo Jaguar F-Type.
O V6 Supercharged está intimamente ligado mecanicamente ao actual V8 da Jaguar. Tem 340cv e 450Nm de binário nos atuais XF e XJ, e terá 380cv e 460Nm quando chegar o F-Type. O motor tem um bloco de motor de alumínio com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas no cabeçote. Também tem um duplo controlo variável de abertura de válvulas e injeção direta. O V6 tem um rácio de compressão mais elevada em comparação com o V8. O compressor de duplo vórtice de tipo "Roots" está montado no centro do V com um permutador de calor arrefecido a água. O controlo de impulso é controlado por um sistema de gerenciamento do motor da Bosch, e a Jaguar diz que a eficiência foi aumentada em 20%. Quando for lançado, o F-Type terá 127cv por litro dando-lhe a mais alta potência específica do que qualquer Jaguar. O motor vem equipado com tecnologia start/stop com uma transmissão de oito velocidades automática.
O motor estará disponível no Reino Unido, Europa, América do Norte e China.
O outro motor é um 2.0l turbo de quatro cilindros com 240cv e 340nm que estará disponível no XF e no XJ e que será combinado com a mesma transmissão de oito velocidades usada no V6 Supercharged. O pico de potência é produzido às 5.500 rpm. O motor pesa apenas 138 kg. O turbocompressor funciona com uma baixa inércia com um colector de escape de parede fina que permite que o carro aqueça mais rápido para ser mais eficiente, mais cedo.
O motor estará disponível no XF na Europa, América do Norte e na China, e no XJ no Reino Unido, Europa e China. O motor irá substituir o motor 3.0L V6 naturalmente aspirado nesses mercados.
Ambos os motores estarão disponíveis em modelos da Jaguar em 2013.
Enciclopédia![]() |