Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A Lamborghini apresentou no Salão Automóvel de Genebra deste ano um automóvel que combina o passado e o futuro da marca. O Aventador J Concept recebe o nome do Jota Miura, e pega no Aventador de 700cv e transforma-o num carro desportivo bilugar sem capota. A Lamborghini alega que o carro é capaz de atingir uma velocidade máxima de 300km/h (186 mph).
"O novo Lamborghini Aventador J é o carro superdesportivo aberto mais radical da história da Lamborghini. O nome dele vem da nossa tradição e combina um design pouco convencional, com inovação tecnológica. Hoje em dia somos confrontados com vários regulamentos que enfrentamos com um espírito de desafio. O Aventador J é a prova de que, apesar das regras, a Lamborghini vai sempre fazer as pessoas sonhar, mesmo no futuro", disse Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini.
O chassis do Aventador J baseia-se no monocoque de fibra de carbono do Aventador normal, assim como o motor de V12 6,5l com 700cvs. Também utiliza a caixa automática de sete velocidades Lamborghini ISR, tração às quatro rodas e a suspensão push-rod.
No entanto, o design do carro só pode ser chamado selvagem. É grande, com um comprimento total e 4.89m, largura total de 2.03m, mas os espelhos de visão lateral, que estão montados em braços de estilo periscópio, são os pontos mais altos do carro. Caso contrário, o carro é todo ele dominado por linhas longas e precisas e ângulos. Os passageiros estão expostos diretamente aos elementos, especialmente ao vento, e a Lamborghini refere que os ocupantes devem estar preparados para se vestirem como motociclistas.
As alterações do Aventador J estão predominantemente na redução de peso do carro. Tem um monobloco modificado com roll bars integradas. Também perdeu o tejadilho, tem um pára-brisas menor e deixou de lado o ar condicionado e o sistema de navegação. Os bancos e outras partes do interior são feitas a partir de um novo tecido de fibra de carbono chamado Carbonskin. O Carbonskin foi desenvolvido pela Lamborghini, que detém a patente sobre o material de peso leve. Ainda assim, a Lamborghini não refere exatamente a diferença de peso entre os dois veículos.
As rodas são de 20polegadas na frente e 21 na traseira com ventoinhas de Carbon Fiber Reinforced Plastic (CFRP) dentro delas para sugar ar fresco para os travões.
O nome original Jota veio da pronúncia espanhola da letra J, que na altura era o Apêndice da FIA que definia as especificações dos carros de competição - Apêndice J.
Nenhuma palavra sobre se este carro irá chegar à produção foi dita, mas esperamos ver muitos destas ideias em automóveis futuros. A BMW está a utilizar CFRP na nova série i, e porque o Carbonskin é um produto patenteado Lamborghini, devemos vê-lo em futuros carros quase de certeza.
EnciclopédiaLamborghiniAventadorAventador J | Motor V 12 Cilindrada 397 cu in Velocidade Máxima 186 mph Transmissão 7, Automática Potência máxima 700 cv Carroçaria Roadster Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |