Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Foi uma vitória dominadora a de Lewis Hamilton este domingo no Grande Prémio de Itália, no circuito de Monza. O piloto britânico esteve em primeiro lugar do princípio ao fim a corrida italiana e conquistou a sua terceira vitória da temporada.
Hamilton partiu forte e graças à luta pelo segundo lugar entre Button e Massa conseguiu abrir uma vantagem suficiente que lhe permitiu gerir a corrida e os pneus até ao final da corrida. O piloto da McLaren nunca teve adversário à altura, apesar de nem sempre ter sido o piloto mais rápido em pista.
Já Sergio Perez tem muito com que se orgulhar depois de uma brilhante prova que o levou até ao segundo lugar. O piloto mexicano da Sauber esteve em grande destaque sendo durante a fase final da corrida o mais rápido em pista. Perez subiu 11 lugares na classificação para chegar ao segundo degrau do pódio.
Apesar de ter rodado durante grande parte da prova em terceiro lugar Felipe Massa viu-se forçado a ceder um lugar quase certo no pódio ao seu companheiro de equipa, e líder da classificação geral, Fernando Alonso. Numa clara estratégia de quipá o brasileiro ofereceu o terceiro lugar ao espanhol que assim conquistou mais alguns pontos para o campeonato. Ainda assim Felipe Massa conseguiu um dos seus melhores resultados da temporada, ele que ainda parece lutar para se manter na Ferrari na próxima temporada.
Kimmi Raikkönen foi quinto em Lotus, seguido de Michael Schumacher, Rosberg, di Resta e Kobayashi. A fechar o top 10 parecia que iríamos ter Daniel Ricciardo, mas o piloto da Toro Rosso cedeu essa posição a Bruno Senna no último setor da última volta.
Ao contrário de Lewis Hamilton Jenson Button teve uma corrida azarada, o final da qual acabaria por assistir já nas boxes. No arranque perdeu o segundo lugar para Felipe Massa e durante várias voltas tentou recuperar essa posição. Na volta 19 essa ultrapassagem era alcançada, Button voltava a estar atrás do seu companheiro de equipa, mas na volta 34 a sua corrida terminava com o McLaren a perder velocidade e com o britânico a ter de encostar, supostamente com problemas de injeção de combustível. Um fim de semana que parecia tão promissor acabava da pior forma.
Vettel foi outro dos principais candidatos que não viu a bandeira de xadrez. O piloto que partira da sexta posição teve uma corrida de altos e baixos que contou com um drive through depois de um desaguizado com Alonso em que o bicampeão do mundo terá fechado a passagem ao espanhol. Depois de ter sido avisado que o seu carro apresentava um problema no motor, a Red Bull acabou por optar por salvar o motor do RB7 e forçou o abandono de Vettel, mandando-o encostar na volta nº48.
As coisas pioraram ainda mais para o lado da Red Bull quando algumas voltas depois Mark Webber entrou nas boxes depois do seu carro ter ficado danificado com um pião na chicane Ascari. O piloto acabaria a prova classificado no 20º lugar.
Pos | No | Piloto | Equipa | Voltas | Tempo/Abandono | Grelha | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 4 | Lewis Hamilton | McLaren-Mercedes | 53 | Winner | 1 | 25 |
2 | 15 | Sergio Perez | Sauber-Ferrari | 53 | +4.3 s | 12 | 18 |
3 | 5 | Fernando Alonso | Ferrari | 53 | +20.5 s | 10 | 15 |
4 | 6 | Felipe Massa | Ferrari | 53 | +29.6 s | 3 | 12 |
5 | 9 | Kimi Räikkönen | Lotus-Renault | 53 | +30.8 s | 7 | 10 |
6 | 7 | Michael Schumacher | Mercedes | 53 | +31.2 s | 4 | 8 |
7 | 8 | Nico Rosberg | Mercedes | 53 | +33.5 s | 6 | 6 |
8 | 11 | Paul di Resta | Force India-Mercedes | 53 | +41.0 s | 9 | 4 |
9 | 14 | Kamui Kobayashi | Sauber-Ferrari | 53 | +43.8 s | 8 | 2 |
10 | 19 | Bruno Senna | Williams-Renault | 53 | +48.1 s | 13 | 1 |
11 | 18 | Pastor Maldonado | Williams-Renault | 53 | +48.6 s | 22 | |
12 | 16 | Daniel Ricciardo | Toro Rosso | 53 | +50.3 s | 14 | |
13 | 10 | Jerome D'Ambrosio | Lotus-Renault | 53 | +75.8 s | 15 | |
14 | 20 | Heikki Kovalainen | Caterham-Renault | 52 | +1 Volta | 17 | |
15 | 21 | Vitaly Petrov | Caterham-Renault | 52 | +1 Volta | 18 | |
16 | 25 | Charles Pic | Marussia-Cosworth | 52 | +1 Volta | 20 | |
17 | 24 | Timo Glock | Marussia-Cosworth | 52 | +1 Volta | 19 | |
18 | 22 | Pedro de la Rosa | HRT-Cosworth | 52 | +1 Volta | 23 | |
19 | 23 | Narain Karthikeyan | HRT-Cosworth | 52 | +1 Volta | 21 | |
20 | 2 | Mark Webber | Red Bull Racing-Renault | 51 | +2 Voltas | 11 | |
21 | 12 | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | 50 | +3 Voltas | 24 | |
22 | 1 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing-Renault | 47 | +6 Voltas | 5 | |
Ret | 3 | Jenson Button | McLaren-Mercedes | 32 | +21 Voltas | 2 | |
Ret | 17 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso | 8 | +45 Voltas | 16 |
Podes ver aqui as Classificações Gerais do Mundial de Pilotos e de Construtores
EnciclopédiaMcLarenMP4-27 | Motor V 8 (90º vee) Cilindrada 146 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 7, Semi-automática Potência máxima -- Carroçaria Monolugar Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |