Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Muitos queriam um bom espetáculo para que a Fórmula 1 reconquistasse os espectaores americanos e foi isso mesmo que tiveram. Lewis Hamilton venceu um extremamente emocionante Grande Prémio dos Estados Unidos que ficou marcado por uma intensa batalha entre o britânico e o campeão do Mundo Sebastian Vettel. Com Alonso em terceiro Vettel ganhou mais uns pontos na luta pelo campeonato.
Vettel começou na liderança, mantendo a sua posição na largada, deixando para trás o seu companheiro de equipa a discutir o segundo lugar com Hamilton. O britânico iria conseguir ultrapassar o australiano logo nas primeiras voltas com a ajuda do DRS e partiu em perseguição ao líder.
Em poucas voltas Hamilton encurtou a vantagem de 2.7 segundos até aos 1.4, incapaz de utilizar o DRS. Com a cabeça no campeonato previa-se nesta altura que o campeão do mundo jogasse pelo seguro na luta pela liderança da corrida.
Na volta 17 a luta continuava acesa pela primeira posição, com Hamilton cada vez mais próximo de Vettel. Alonso estava bastante atrás dos líderes, com 13 segundos de atraso e atrás de Webber. As contas pareciam estar a favor de Vettel. Mas novamente o KERS voltou a prejudicar o australiano que na volta 18 se viu forçado a abandonar, colocando Alonso no pódio.
Depois de tentativas inglórias de ultrapassar Vettel, os pneus de Hamilton começaram a perder as suas melhores capacidades e o britânico da McLarenMcLarenReino Unido, 1963 > presente92 modelos
1883 fotografias
12 vídeos
começou a perder algum terreno para Vettel. Foi nestas condições que a equipa o mandou entrar nas boxes, na volta nº 21. A resposta da Red BullRed BullÁustria, 2004 > presente12 modelos
1049 fotografias
3 vídeos
não se fez tardar e na volta seguinte entrava nas boxes o RB8 nº1 de Vettel.
Quando regressaram à pista o alemão manteve-se na liderança enquanto que Hamilton ficou atrás de Raikkonen que ainda não tinha feito a sua primeira visita às boxes. Mas com a diferença de andamento entre os dois Hamilton não demorou a ultrapassá-lo e a voltar à carga atrás do líder.
Hamilton voltou novamente a aproximar-se perigosamente de Vettel que parecia estar a jogar pelo seguro, provavelmente depois de saber que foi uma falha no alternador que forçou ao abandono de Webber. Uma avaria semelhante podia acontecer ao seu RB8 e por a perder a luta pelo campeonato. Do lado da McLaren as palavras de incentivo para o aumento do ritmo continuavam.
Nas voltas que se seguiram a luta pelo primeiro lugar esteve ao rubro. Hamilton usava o sistema DRS para tentar ultrapassar o alemão e apesar da proximidade, Vettel conseguia defender-se. Tantas foram as tentativas que o piloto da McLaren acabou mesmo por ultrapassar o alemão na volta nº42, assumindo de forma merecida a liderança do Grande Prémio dos Estados Unidos.
Agora na liderança Hamilton começou a aumentar ligeiramente a distância para o alemão encaminhando-se para a vitória. Vettel mantinha uma posição sólida em segundo lugar, com mais de 30 segundos sobre o seu rival da FerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos
, Fernando Alonso, que seguia no terceiro lugar. Mas o alemão não pretendia entregar de mão beijada a vitória e mantinha o britânico ao alcance.
A luta só acabou na última volta e em plena reta da meta com Lewis Hamilton a aguentar a liderança conquistada a ferros. O último lugar do pódio ficou para Alonso, 40 segundos atrás dos líderes. O companheiro de equipa do espanhol, Felipe Massa, foi quarto seguido de Button, Raikkonen, Grosjean e Hulkenberg. A fechar o Top 10 ficaram os dois pilotos da WilliamsWilliamsReino Unido, 1977 > presente37 modelos
255 fotografias
, Pastor Maldonado e Bruno Senna.
Pos | No | Piloto | Equipa | Laps | Tempo/Abandono | Grelha | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 4 | Lewis Hamilton | McLaren-Mercedes | 56 | Vencedor | 2 | 25 |
2 | 1 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing-Renault | 56 | +0.6 secs | 1 | 18 |
3 | 5 | Fernando Alonso | Ferrari | 56 | +39.2 secs | 7 | 15 |
4 | 6 | Felipe Massa | Ferrari | 56 | +46.0 secs | 11 | 12 |
5 | 3 | Jenson Button | McLaren-Mercedes | 56 | +56.4 secs | 12 | 10 |
6 | 9 | Kimi Räikkönen | Lotus-Renault | 56 | +64.4 secs | 4 | 8 |
7 | 10 | Romain Grosjean | Lotus-Renault | 56 | +70.3 secs | 8 | 6 |
8 | 12 | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | 56 | +73.7 secs | 6 | 4 |
9 | 18 | Pastor Maldonado | Williams-Renault | 56 | +74.5 secs | 9 | 2 |
10 | 19 | Bruno Senna | Williams-Renault | 56 | +75.1 secs | 10 | 1 |
11 | 15 | Sergio Perez | Sauber-Ferrari | 56 | +84.3 secs | 15 | |
12 | 16 | Daniel Ricciardo | STR-Ferrari | 56 | +84.8 secs | 18 | |
13 | 8 | Nico Rosberg | Mercedes | 56 | +85.5 secs | 17 | |
14 | 14 | Kamui Kobayashi | Sauber-Ferrari | 55 | +1 Volta | 16 | |
15 | 11 | Paul di Resta | Force India-Mercedes | 55 | +1 Volta | 13 | |
16 | 7 | Michael Schumacher | Mercedes | 55 | +1 Volta | 5 | |
17 | 21 | Vitaly Petrov | Caterham-Renault | 55 | +1 Volta | 21 | |
18 | 20 | Heikki Kovalainen | Caterham-Renault | 55 | +1 Volta | 22 | |
19 | 24 | Timo Glock | Marussia-Cosworth | 55 | +1 Volta | 19 | |
20 | 25 | Charles Pic | Marussia-Cosworth | 54 | +2 Voltas | 20 | |
21 | 22 | Pedro de la Rosa | HRT-Cosworth | 54 | +2 Voltas | 23 | |
22 | 23 | Narain Karthikeyan | HRT-Cosworth | 54 | +2 Voltas | 24 | |
Ret | 2 | Mark Webber | Red Bull Racing-Renault | 16 | +40 Voltas | 3 | |
Ret | 17 | Jean-Eric Vergne | STR-Ferrari | 14 | +42 Voltas | 14 |
Podes ver aqui as Classificações Gerais do Mundial de Pilotos e de Construtores
EnciclopédiaMcLarenMP4-27 | Motor V 8 (90º vee) Cilindrada 146 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 7, Semi-automática Potência máxima -- Carroçaria Monolugar Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |