Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© imagem cedida por: Mercedes-Benz
O automóvel já conta com bem mais de um século de existência. Na verdade, no mês de agosto vai assinalar-se o 125º aniversário daquela que é geralmente considerada a primeira viagem de automóvel de sempre. Em agosto de 1888 Bertha Benz queria fazer uma viagem de 106 quilómetros de Mannheim para a casa da sua família em Pforzheim com os seus filhos. Bertha colocou os seus dois filhos no Patent-MotorwagenBenz Patent-MotorwagenAlemanha, 1893 > 189624 versões
26 fotografias
Typ III do seu marido Carl Benz e partiu. Carl não achava que o carro já estivesse pronto para uma viagem tão longa, mas Bertha queria fazer a viagem. Entre os dias 2 e 4 de agosto a Mercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
vai realizar os Dias de Bertha Benz no seu museu em Stuttgart para comemorar o aniversário.
A exposição vai incluir viagens de táxi numa réplica do Benz Typ III e Jutta Benz, bisneta de Bertha Benz, vai contar histórias sobre a família.
Entre os dias 9 e 11 de agosto será feita uma viagem comemorativa de Mannheim até Pforzheim, que incluirá carros clássicos do clube de clássicos da Mercedes e o carro de Carl Benz do museu em Ladenburg que fica logo à saída de Mannheim.
De acordo com documentos da família, Bertha acreditava que o carro era muito mais importante do que Carl e queria divulgá-lo. Foi sorrateiramente até à oficina do marido e levou o carro para a viagem, enquanto Carl ainda estava a dormir e deixou um bilhete em que lhe dizia que tinha levado o carro, mensagem que apenas viu quando acordou.
Bertha e os filhos empurraram o carro uma distância suficiente de casa para não acordar Carl quando ligaram o motor.
Durante o percurso Bertha reabasteceu o carro utilizando um removedor de manchas feito de benzeno e tinha coberturas de couro de sapateiro para os travões de madeira para melhorar a travagem.
A viagem secreta de Bertha provou conclusivamente que o carro poderia ser um meio fiável de transporte de longa distância. As suas sugestões influenciaram a engenharia de Carl depois de ter pedido uma engrenagem adicional para subir montanhas e travões melhores.
Benz construiu 25 Typ III entre 1886 e 1894 com melhorias de funcionamento em quase todos os carros. Apenas um carro original continua a existir hoje no Museu da Ciência de Londres.
EnciclopédiaBenzPatent-Motorwagen |