Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© imagem cedida por: Mercedes-Benz
O Festival de Goodwood, que decorre este ano entre 28 de junho e 1 de julho, já se tornou num dos principais eventos mundiais para os fãs de carros clássicos. Este ano a MercedesMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
vai mandar quatro carros de corrida clássicos para subirem o percurso de 1,86 km até ao topo da colina de Goodwood.
A Mercedes vai então participar com um W125 de 1937Mercedes-Benz W125 Motort...Alemanha, 1937 > 19371 photo
, um W194 300SL de 1952Mercedes-Benz 300 SL Comp...Alemanha, 1952 > 19523 fotografias
, um 220SE W111 de 1963Mercedes-Benz 220 SEAlemanha, 1959 > 19652 fotografias
e por fim um CLK-GTR de 1997Mercedes-Benz CLK-GTRAlemanha, 1997 > presente2 fotografias
com 600cv. Klaus Ludwig, Jochen Mass e Bernd Schneider vão subir a colina ao volante destes carros.
O Mercedes W125 foi construído por Rudolf Uhlenhaut para a temporada de 1937. O chassis foi feito a partir de aço de níquel-cromo-molibdênio e era cerca de três vezes mais sólido do que o seu antecessor, o W25. O carro estava equipado com um motor supercharged de oito cilindros em linha de 600cv. Venceu seis vezes num total de 12 corridas em que participou. Conquistou as três primeiras posições do pódio em duas corridas.
O W194 300SL de 1952 nasceu a 15 de junho de 1951, quando a Mercedes começou a produzir e a planear um carro desportivo 3.0L. O primeiro protótipo foi testado em 1952, tinha um quadro tubular que não permitia portas convencionais, de modo que o designer de Rudolf Uhlenhaut acrescentou as portas de estilo gullwing. A potência vinha de um motor 3.0L de seis cilindros em linha com 170cv. Este carro ficou em segundo lugar na corrida de estreia na Mille Miglia e em primeiro e segundo lugar na Carrera Panamericana desse ano. O carro que estará inscrito em Goodwood foi o que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1952.
O W111 220SE de 1963 tem um motor 2.1L de seis cilindros em linha com 120cv e a versão que estará em Goodwood foi produzida em 1963, mas foi restaurada em 2011 pelo Mercedes-Benz Classic Center como um clássico de corrida. Foi renovado de forma a tornar-e num carro de corrida moderno e seguro, mas que ao mesmo tempo fosse um exemplo de como um 220SE daquela época teria sido.
Para a temporada de 1997 a Mercedes desenvolveu o CLK-GTR para o Campeonato FIA GT, competição que se estreou naquele ano. Estava equipado com um motor V12 de 6.0L com 600cv e devido às regras do campeonato não tinha ABS, controlo de tracção ou suspensão ativa. A Mercedes também produziu 25 versões de estrada que na altura custaram 3.074.000 marcos alemães, o equivalente a 1.571.711 euros, e era na altura o carro de produção mais caro do mundo. A equipa venceu o campeonato GT1 em 1997 e 1998.
O Festival Goodwood começou em 1993 e é organizado por Charles Gordon-Lennox, Conde de March e Kinrara. O seu avô Freddie March, Conde de March e 9 º Duque de Richmond, era um designer de automóveis, engenheiro e piloto. March organizou as primeiras corridas na propriedade Goodwood em 1936.
Este ano o slogan do evento é "Young Guns - Born to Win" e, como sempre, haverá uma instalação de arte automóvel criada Gerry Judah na entrada para a corrida. A peça de arte deste ano ainda não foi anunciada.
EnciclopédiaMercedes-BenzW125W125 Motortyp M 125 FS | Motor Linha 8 Cilindrada 345 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão -- Potência máxima 646 cv @ 5800 rpm Carroçaria -- Combustível -- Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |