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Motores Ford EcoBoost usam superliga semelhante ao dos motores dos Space Shuttles

O novo Ford Fusion chegará brevemente ao mercado

O que é que o novo FordFordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
2522 fotografias
11 vídeos
Fusion EcoboostFusion Gen.2Ford Fusion Gen.2Estados Unidos da América, 2012 > presente30 versões
45 fotografias
e um motor de um space shuttle têm em comum? Segundo a Ford, utiliza um rotor de turbina BorgWarner feito a partir da mesma superliga daquela que a BorgWarner fornece numa versão maior para a bomba de combustível para os lançamentos dos Space Shuttles.

Superliga é um termo geral para uma liga que tem uma resistência elevada, que resiste à deformação a temperaturas elevadas e é resistente à oxidação. O material utilizado no Ford e no Space Shuttle é uma mistura de tungsténio, cobalto e outros materiais. São comuns em motores a jato ou em qualquer lugar em que um material tenha de funcionar sujeito a altas temperaturas e forças.

De acordo com a Ford, a utilização deste material permite que o motor turbo tenha uma vida operacional mais longa já que consegue aguentar temperaturas de 1050° Celsius (1922° Fahrenheit). O material mais forte permite à Ford aumentar a potência nestes motores para 270cv, em vez dos 240cv do Ecoboost do Edge e do Explorer.

O turbo nos motores Ecoboost do EdgeEdge Gen.2Ford Edge Gen.2Estados Unidos da América, 2015 > presente14 versões
74 fotografias
e do ExplorerExplorer Gen.5Ford Explorer Gen.5Estados Unidos da América, 2011 > presente11 versões
34 fotografias
é tecnicamente o mesmo, mas utilizam uma turbina diferente. Comparativamente as turbinas destes veículos podem aguentar até aos 970° Celsius (1778 ° Fahrenheit).

Enciclopédia
FordFord

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