Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© foto de az1172, licença: Atribuição
Em setembro Niki Lauda concordou assumir um papel de gestão não-executivo da equipa de Fórmula 1 da MercedesMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
. Agora o antigo campeão do mundo deixou o seu cargo no Conselho de Administração da Air Berlin para se concentrar totalmente na Mercedes.
Antes de ser oficialmente contratado pela Mercedes, Lauda representou a Mercedes nas negociações do novo Acordo da Concórdia com Bernie Ecclestone.
Oficialmente Lauda tem o papel de presidente não-executivo do Conselho de Administração da equipa. Ross Brawn ainda continua a ser diretor de equipa, mas Lauda será responsável pela sua reestruturação.
"Nos bastidores montamos uma equipa que é tecnicamente mais forte, mais experiente e com melhores recursos, graças ao apoio da Petronas e todos os nossos leais parceiros de equipa", referiu Brawn.
A Mercedes é provavelmente a equipa que terá maior pressão sobre si quando começar a nova temporada de Fórmula 1. O antigo diretor da Mercedes Motorsport, Norbert Haug, deixou o cargo no final da última temporada e assumiu a responsabilidade por falhas da equipa, tendo elas sido, ou não, culpa sua. Lewis Hamilton vai passar a representar a equipa no próximo ano e, explicitamente ou não, será o piloto principal da equipa.
No Campeonato do Mundo de Construtores de 2012 a Mercedes foi quinta, mas com uma diferença de 161 pontos para o quarto lugar da LotusLotusReino Unido, 1952 > presente68 modelos
951 fotografias
7 vídeos
. Já a SauberSauberSuíça, 1970 > presente21 modelos
166 fotografias
4 vídeos
ficou a apenas 16 pontos de distância de bater a equipa alemã na classificação por equipas.
Lauda foi campeão do mundo em 1975, 1977 e 1984. Em 1979 fundou a sua própria companhia aérea, a Lauda Air, mas os voos só começaram em 1985. Foi chefe de equipa pela JaguarJaguarReino Unido, 1922 > presente53 modelos
2174 fotografias
16 vídeos
na Fórmula 1 em 2001 e em parte da temporada de 2002. No entanto, no final da temporada, a Ford demitiu-o e a mais 69 funcionários da equipa. Depois de vender a Lauda Air, em 1999, fundou a Niki, uma companhia aérea propriedade da Air Berlin.
EnciclopédiaMercedes-BenzW03 | Motor V 8 (90º vee) Cilindrada 146 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 7, Semi-automática Potência máxima -- Carroçaria Monolugar Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |