A Rolls-Royc criou o Vision Next 100, um protótipo futurista que celebra o centenário da BMW. Com tecnologia elétrica, o veículo foi criado como uma antevisão de elementos de design, acabamentos, eletrónica e engenharia que poderão vir a ser parte integrante de futuros modelos da marca de luxo britânica.
O Vision Next 100 foi concebido sobre uma estrutura leve de fibra de carbono e é movido por dois motores elétrcios com 250kW de potência. Um deles está instalado na frente do veículo e outro na parte traseira, o que permite ao protótipo uma potência combinada de 500kW.
Em termos de design a Rolls-Royce refere que o Vision Next 100 foi criado como uma tela branca de forma a poder ser totalmente personalizado pelo cliente de acordo com as suas necessidades. O protótipo mede 5900mm em comprimento, o que é 184mm mais curto que o atual Phantom Longo. O veículo tem apenas capacidade para duas pessoas que se sentam em assentos semelhantes a um sofá colocados na parte traseira do veículo.
A frente é dominada pela grelha vertical que é ladeada pelos arcos das rodas independentes. Na extremidade dianteira do capot de 2500mm encontra-se o icónico Spirit of Ecstasy feito cristal de chumbo esculpido à mão e que está iluminado por dentro.
O Vision Next 100 da Rolls-Royce não tem lugar para condutor, nem volante ou painel de instrumentos já que é um veículo totalmente autónomo. Apenas se mantém um relógio analógico por baixo do vidro panorâmico.
Outros dos destaques do protótipo são as portas automáticas com dobradiças posteriores e o tejadilho que abre e permite aos ocupantes fazerem aquilo a que a marca chama de “entrada triunfal”. Projeções de luz no solo criam uma espécie de “passadeira vermelha”. A Rolls-Royce inclui ainda um assistente pessoal virtual que controla o veículo e que aparece no ecrã OLED instalado a toda a largura do veículo.