Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A NissanNissanJapão, 1932 > presente159 modelos
6957 fotografias
12 vídeos
apresenta na edição de 2015 do Salão Automóvel de Tóquio um novo protótipo, o IDSNissan IDSJapão, 2015 > 2015, que simultaneamente oferece as primeiras indicações sobre o design do novo LeafNissan LEAFJapão, 2009 > presente29 versões
45 fotografias
1 video
mas também os mais recentes avanços no que diz respeito à condução autónoma.
O IDS oferece duas disposições de cabina, consoante o condutor optar pela condução convencional ou então pelo modo autónomo. Para o designer Mitsuori Morita o interior do protótipo pode ser descrito como uma sala de estar confortável. Morita explica que a ligação de confiança que necessita de existir entre o condutor e o sistema de inteligência artificial que conduz o carro pode ser sintetizado na frase “Juntos conduzimos”. Mesmo em modo manual, a tecnologia de condução autónoma foi desenvolvida de forma a auxiliar a condução, se necessário.
Sem revelar dados concretos sobre desempenho, a Nissan refere em comunicado que os engenheiros melhoraram todos os aspetos da motorização elétrica do IDS, desde os motores, às baterias e aos inversores. Desta forma, aliando a aerodinâmica do veículo, à leveza graças à carroçaria em fibra de carbono, e a uma nova capacidade das baterias de 60kWh o IDS consegue, segundo a Nissan, percorrer longas distâncias.
A Nissan revela ainda que o Leaf, que será uma evolução do IDS, vai ser pioneiro na utilização do sistema Nissan Intelligent Drive. De acordo com Carlos Goshn, presidente da marca, vai ser possível variar entre os modos Pilot e Manual, sendo que o Pilot toma conta de tudo o que diz respeito à condução, avalia o trânsito e liga-se a outros veículos conectáveis. Já no modo Manual o condutor tem o controlo do veículo, mas no entanto está sempre sobre a vigilância do modo autónomo.
O IDS é uma primeira abordagem ao sistema autónomo que está a ser desenvolvido pela Nissan, na estratégia que passa por ter vários modelos na sua gama com esta tecnologia até 2020.
O protótipo serve também para dar as primeiras indicações ao nível de design da próxima geração do Leaf que está planeada para 2017. Nos planos da Nissan para o modelo elétrico está a ser considerada a possibilidade de criar uma gama com diferentes carroçarias para o Leaf. No entanto, o modelo principal continuará a ser um hatchback de cinco portas.
EnciclopédiaNissanIDS |