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Depois de inúmeros protótipos, a BMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
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revelou finalmente a versão de produção oficial do i8, o seu supercarro híbrido plug-in. O carro combina tecnologia compósita de ponta, com uma carroçaria fundamentalmente produzida em plástico reforçado de fibra de carbono (CFRP), e possui um motor elétrico e bateria com design próprio da BMW. A marca alemã tem feito tudo o que pode para reduzir o peso do veículo, pelo que o i8 pesa apenas 1490kg.
A BMW acredita que o i8 é o futuro dos carros desportivos, e o seu aspeto coincide certamente. A versão de produção não é muito diferente dos protótipos anteriores, mas esta é a versão que vai ser realmente vista nas ruas. A frente é larga e baixa e a grelha em forma de rim da BMW recebeu um design mais alongado. A grelha é ladeada pelos faróis com luzes de circulação LED que também têm a forma geral da grelha. O capot é baixo e está inclinado para baixo e tem uma entrada de ar na parte frontal para refrigerar as baterias.
De perfil o tejadilho flui delicadamente do pára-brisas até ao compartimento do motor. As portas abrem para cima e para fora em forma de borboleta. O carro tem uma linha destacada em azul que começa por baixo da parte frontal da porta e acaba por se tornar numa entrada de ar para o motor central. Além disso, existe uma outra que cruza a porta e se prolonga até à traseira do i8.
O i8 tem portas em formato de borboleta que abrem para cima e para fora
Na traseira, os escapes estão completamente escondidos, o que dá à parte traseira um design mais futurista e minimalista. Os faróis traseiros criam uma linha completa em toda a parte traseira e são contrastados pelo acabamento azul do difusor traseiro.
O i8 utiliza CFRP por todo o carro. A célula de passageiros é inteiramente feita em CFRP, as portas são de CFRP sobre alumínio e o painel de instrumentos é feito de CFRP e magnésio. O chassis em si é feito de alumínio e a separação entre o compartimento de passageiros e a mala é feita em vidro.
O supercarro i8 terá capacidade para quatro passageiros num pequeno espaço com dois assentos na parte traseira que são separados por um túnel onde as baterias são armazenadas.
O sistema híbrido do i8 é composto por um motor turbo de três cilindros 1.5 com 228cv e 320 Nm de binário com uma transmissão automática de seis velocidades. O motor híbrido oferece 129cv e 250Nm através de uma bateria de iões de lítio de 5kWh com refrigeração líquida. No total o i8 tem uma potência combinada de 357cv e 570Nm. O motor elétrico envia a potência para as rodas dianteiras através de uma transmissão de duas velocidades, enquanto que o motor de combustão fornece energia às rodas traseiras. O i8 consegue atingir os 100km/h em 4,4 segundos, consome 2.5l/100km e emite 59g/km de CO2.
O i8 tem uma autonomia elétrica de 35 quilómetros, com uma velocidade máxima de 120 km/h. A autonomia híbrida é superior a 500km.
O chassis combina uma suspensão dianteira de duplo-triângulo e uma suspensão traseira de cinco ligações com direção elétrica e amortecedores dinâmicos padrão. O carro está equipado com jantes de 20 polegadas ou jantes de CFRP opcionais.
O equipamento padrão interior inclui o sistema de navegação Professional da BMW que avisa os condutores onde se localizam as estações de carregamento. O carro tem um painel de instrumentos totalmente digital. Outras características padrão incluem tecnologia de controlo de estacionamento à distância, cruise control adaptativo com travagem, sensor de chuva, chamada de emergência inteligente, assistente de máximos, câmara de visão traseira, câmara dianteira com monitorização de limite de velocidade e advertência de colisão com reconhecimento de pedestres. Um ecrã HUD pode ser adicionado como opcional.
A BMW vai oferecer uma Wallbox com o i8 que pode ser instalada na casa dos proprietários para carregamento mais rápido e um cartão ChargeNow que permite o carregamento pré-pago nos carregadores públicos.
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