Esta semana é dedicada àqueles condutores que querem um pouco mais de classe na sua vida e alguns plásticos de toque suave para fazer com que te sintas um adulto. O orçamento é um pouco mais elevado do que o do Ford Focus e do Ka, mas mesmo assim é incrível o preço pelo qual podes ter um Audi ou um MINI estacionado à tua porta...
MINI One
Se estivesse a escrever este artigo no ano de 2001 provavelmente também teria recomendado o MINI One tal era o valor residual do MINI. É verdade que terias de gastar cerca de €12.500, mas podias ter comprado um carro novo durante alguns anos, com uma garantia e guardar a maioria do dinheiro - um carro barato se puderes pagar a despesa.
No entanto, os tempos mudaram e 12 anos mais tarde a oportunidade de comprar um MINI novo por uns tostões já acabou - continuam a representar um valor decente se gostares do carro, especialmente com o pacote de manutenção TLC, mas já não é um carro fácil de se adquirir.
Mas como a forma não mudou muito, a boa notícia é que ainda podes comprar algo razoavelmente novo por apenas alguns milhares de euros. Não recomendaria gastar menos do que cerca de €5000, mas podes conseguir encontrar um bom carro. Isto representa uma boa relação preço/qualidade com a estética Mini quando perceberes que a maioria das pessoas não vai ser capaz de distinguir um modelo de 2012 de um de 2001 por nada deste mundo.
O MINI tem algumas características fantásticas que abonam a seu favor: a condução tem que ser o destaque, sendo muitas vezes referida como semelhante à de um "kart", o que não é uma má analogia, desde que não se analise em demasia. A direção é agradável e o chassis dinâmicamente bom. Pode não ser o mais potente, mas o One é a variante do motor que deves escolher se quiseres aumentar as tuas hipóteses de conseguir um bom seguro... escuta simplesmente o silêncio do outro lado da linha no momento em que mencionares 'Cooper' a um corretor de seguros para um condutor de 18 anos.
Uma coisa que é preciso ter em conta é que o MINI não é o carro mais barato de manter, ou se comprares um de qualidade inferior, para continuar a andar nele. Os primeiros carros sofrem falhas na bomba da direção assistida e muitos deles já tiveram uma vida dura. Por isso é importante tentar comprar um em bom estado.
A boa notícia é que se encontrares o carro certo é ideal para meninos e meninas e é muito divertido de conduzir e aparentemente bem fabricado. Boa condução!
EnciclopédiaMINI (BMW)MINI (BMW) MINIMINI (BMW) MINI Gen.1 [50]MINI (BMW) One | Motor Linha 4 Cilindrada 98 cu in Velocidade Máxima 115 mph Transmissão 5, Manual
Potência máxima 90 cv @ 5500 rpm Carroçaria Hatchback Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) 36,18 US MPG | preço -- custo de manutenção anual $ 912 |
Audi A2
Bom admito que este pode parecer um pouco descontextualizado.
Quando o Audi A2 foi lançado em 1999, foi elogiado por ser "interessante" mais do que qualquer outra coisa. Foi uma época em que a VW e a Audi se esforçaram muito para "enterrar", numa altura em que os Audis eram demasiado complexos e dispendiosos para produzir e o alumínio estava em voga.
É justo dizermos que não vamos assistir tão cedo a um nível tão elevado de complexidade na conjetura atual. Os carros são cada vez mais homogéneos graças a um aumento da partilha de plataformas pelo que é improvável vermos em breve um compacto único como o Audi A2.
Para além de pequeno e leve, o A2 também não é nada mau de conduzir e é muito económico, especialmente se conseguires encontrar uma versão a diesel.
Na minha opinião o Audi A2 é uma pérola esquecida. O revolucionário Mercedes Classe A roubou-lhe o momento de glória devido à sua funcionalidade e formato compacto e o A2, devido à sua construção, era muito caro e difícil de justificar para a maioria das pessoas.
Talvez seja em parte por causa da altura em que foi comercializado que o A2 nunca pegou, mas agora tem um status de culto e ainda tem muito para oferecer. Também podes comprar um A2 1.4 a gasolina que não deves pagar um seguro ridiculamente caro. Na verdade...até gostava de ter um!
EnciclopédiaAudiAudi A2Audi A2 1.4 | Motor Linha 4 Cilindrada 85 cu in Velocidade Máxima 107 mph Transmissão 5, Manual
Potência máxima 75 cv @ 5000 rpm Carroçaria Hatchback Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) 39,2 US MPG | preço -- custo de manutenção anual $ 1.826 |